Rio retoma plano de vacinação nesta segunda

Data:

Imunização na capital estava suspensa há quase uma semana

Por Edu Carvalho, em 28/02/2021 às 06h

Depois de acompanhar a vacinação contra a Covid-19 de Tia Surica, matriarca integrante da Velha Guarda da Portela, ontem, 27, no Parque Madureira, o prefeito Eduardo Paes anunciou por meio das redes sociais mais uma etapa do calendário de imunização. Da próxima segunda (01/03) até a quarta-feira (03/03), idosos com 79 anos serão vacinados, além de profissionais de saúde com 60 anos ou mais e os acima de 80 que perderam seu dia de vacinação.

O município do Rio encerra o mês de fevereiro com todas as faixas de idade acima dos 80 anos vacinadas com pelo menos uma dose da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca, apesar de atrasos na entrega dos imunizantes e do plano de vacinação suspenso. 

Até a sexta-feira, 26, mais de 300 mil pessoas já haviam tomado a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Oitenta mil já receberam também a segunda dose, entre eles profissionais de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19.

O prazo para a segunda dose depende de qual das duas vacinas foi utilizada. Para saber quando retornar ao posto de vacinação para tomar a segunda dose, a pessoa precisa conferir a data anotada em sua caderneta ou comprovante de vacinação. Para os idosos acamados que pediram a aplicação da vacina em casa, as unidades de saúde seguem o cronograma de visitas e todos serão atendidos dentro de até 30 dias da solicitação.

‘’A cidade do Rio de Janeiro é a primeira Capital a chegar a 5% da população vacinadas. Completamos hoje todo o grupo acima de 80 anos e a partir da semana que vem a gente já inicia a faixa dos 70, vacinando na segunda, terça e quarta as pessoas com 79 anos, que já podem procurar uma unidade de saúde para se vacinar. A recomendação da secretaria é para as pessoas irem se vacinar no período da tarde, evitar a manhã, que é quando as unidades costumam ficar mais cheias. O tempo médio de espera pela vacinação não excede 15 minutos’’, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Fiocruz recebe IFA para dar início a produção de vacinas 
Também ontem, sábado, a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, recebeu a segunda remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo, o chamado IFA, principal ativo químico para fabricação da vacina contra a covid-19. A primeira leva chegou no início de fevereiro. A Fiocruz é parceira no compartilhamento de estudos e produção do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, no Reino Unido. 

A partir de agora, é esperada a produção de 12,2 milhões de doses da vacina. Em março está prevista a chegada de mais três remessas do insumo. Ao todo, a Fundação sediada em Manguinhos, na Zona Norte, estima produzir mais de 100,4 doses de vacina. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca