Ronda Coronavírus: Maré apresenta número expressivo em novos casos

Ronda Coronavírus: Maré apresenta número expressivo em novos casos

País ultrapassa o número de 3 milhões de casos confirmados no início da semana

Em todo o mundo, já são mais de 21 milhões de casos registrados nesta sexta-feira (14), de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Os números confirmam que o continente americano é hoje o epicentro da pandemia, com seis dos dez países mais afetados do mundo (Estados Unidos, Brasil, México, Peru, Colômbia e Chile). Desses casos, o Brasil registrou mais de 106 mil mortes e mais de 3,2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus no dia 14 de agosto.

Mortes em queda

Após a primeira quinzena de maio, o Estado do Rio passou a registrar uma redução no número de novas mortes diárias por coronavírus. Enquanto em maio a média era de 258 mortes por dia, em julho esse número passou a ser de 45 vítimas por dia, como indica a plataforma estadual Painel Coronavírus. Nesta sexta-feira (14), o Rio de Janeiro registrou 189.891 casos e 14.507 mortes de Covid-19.

Covid-19 na Maré

Nesta sexta-feira (14), a Maré registrou 519 casos confirmados e 91 mortes por Covid-19, de acordo com painel da Prefeitura. Já o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro aponta para 1.582 casos e 124 mortes no bairro, entre casos confirmados por órgãos oficiais e registros feitos por relatores comunitários. As favelas do Rio tem 9.108 casos e 1.405 mortes.

Do dia 04 até o dia 10 de agosto, a Maré registrou 75 novos casos confirmados. Na semana anterior, o conjunto de favelas teve apenas seis casos, de acordo com análise do boletim De Olho no Corona!, já disponível para leitura no site da Redes da Maré. Este é o maior número de novos casos registrados desde a semana de 26 de maio a 01 de junho, quando o bairro teve 69 novos casos. Desde 30 de junho, entretanto, o número de novos casos por semana na Maré estava em queda. De acordo com o boletim, o aumento significativo de casos confirmados pode estar relacionado ao início de uma parceria entre Dados do Bem, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Redes da Maré que vem, que desde o dia 23 de julho vem realizando testagem nos moradores cadastrados no aplicativo. Veja como fazer a testagem aqui.

Incêndio no Piscinão

Na última quinta-feira, moradores da Maré e região amanheceram com a notícia de um incêndio na Praia de Ramos. Por volta das 6h, dois quiosques que ficam às margens do Piscinão pegaram fogo. Após controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros isolou a área, que atraiu alguns passantes. Não houve feridos, mas os estabelecimentos sofreram perda total. De acordo com a associação de moradores, o Piscinão está sem água desde o início da pandemia.

Loteamento na praia

Após anunciar que iria demarcar faixa de areia e utilizar aplicativo para reservar o espaço, o prefeito Marcelo Crivella irá reavaliar a proposta. O projeto piloto anunciado em coletiva na quarta-feira previa cerca de 1.300 “cercadinhos” de 6m² na Praia de Copacabana, com o limite para cinco pessoas. Também foi mencionado que a população também seria consultada sobre a proposta.

Dicas culturais

A gravadora Biscoito Fino liberou os seus conteúdos audiovisuais em seu canal do YouTube. Lá é possível assistir shows, como a apresentação de Maria Bethânia com Zeca Pagodinho, Hamilton De Holanda, Chico Buarque, Alcione e outros artistas que fazem parte do selo.

Já que ainda não é possível se aglomerar em grandes festas, a roda de samba Awurê no Quintal vai realizar uma live no próximo domingo (16), às 15h, no seu canal do YouTube para matar a saudade de quem gosta de samba. 

Nenê do Zap

Chega um momento que os nenês começam a desenvolver os sentidos e a audição é um deles. Os sons são muito importantes, mas às vezes podem irritar quem toma conta dos pequenos. Mas é possível estimular esse sentido com sons de diversos volumes. Saiba mais na dica do Nenê do Zap de hoje.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.