Ministro do STF proíbe operações policiais durante a pandemia nas favelas do Rio
O Brasil passou a Itália, um dos símbolos da pandemia antes do vírus chegar ao Brasil, e agora é o 3º país em número de mortes por coronavírus. O Ministério da Saúde continua a atrasar a liberação dos dados da Covid-19 no país, fazendo com que a imprensa tenha que fazer levantamento junto às secretarias estaduais de saúde. Nesses 101 dias de pandemia no Brasil, foram registradas 34.625 mortes provocadas pela Covid-19 e 630.708 casos confirmados da doença. No estado do Rio passamos de 63 mil casos e 6,4 mil mortes. Na capital são 35.043 casos e mais de 1.700 mortes por coronavírus. Importante ressaltar que não há testes no país em larga escala, o que faz com que esses dados não correspondam à realidade, sobretudo nas favelas e periferias.
Covid-19 na Maré
Nas favelas do Rio, segundo dados oficiais, são 1.474 casos confirmados e 362 mortes, só na Maré, são 229 casos e 65 mortes, segundo dados oficiais. Já pelo levantamento da Redes da Maré pelo boletim “De olho no Corona!”, são mais de 600 casos suspeitos nas 16 favelas da Maré.
Neste sábado (06/06) começa a higienização nas ruas das 16 favelas da Maré com um produto importado feito com Cloreto de Benzalcônio 50%, que além de higienizar, deixa uma película de proteção nos locais, fazendo com que o produto seja eficaz por mais tempo. A Comlurb vai entrar com o potencial técnico, mão de obra e equipamentos e a Redes da Maré conseguiu por doações a compra do produto.
Mortalidade da Maré, Alemão e Bonsucesso
Com os dados divulgados hoje, Bonsucesso continua em 1° lugar em incidência e mortalidade no ranking da Covid-19, entre os 162 bairros da cidade. Com 448 casos confirmados, Bonsucesso tem 2.394 casos por 100.000 habitantes. A Maré, com 229 casos, tem 176 por 100.000 habitantes e está em 153° lugar. O Complexo do Alemão, com 15 casos, tem 22 por 100.000 habitantes, e está em 160° lugar. Já nas mortes, Bonsucesso tem 57 óbitos, portanto, 305 mortes por 100.000 habitantes. A Maré tem 65 mortes, portanto, 50 por 100.000 habitantes, e está em 116° lugar. O Complexo do Alemão, com 5 óbitos e taxa de 7 por 100.000 habitantes, está na 158ª posição. Com isso, Bonsucesso tem a maior taxa de incidência e de mortalidade da cidade. Mas isso pode esconder a subnotificação na Maré e no Alemão. São muitos os fatores que podem afetar esses números, o desconhecimento do CEP, ou a informação do CEPs antigos ou gerais, que são de Bonsucesso. Além do que algumas ruas da Maré já pertenceram a Bonsucesso, até pouco tempo, e os cadastros são integrados a sistemas, em que o bairro é preenchido automaticamente a partir do CEP. Além, também, de haver moradores que relatam morar em Bonsucesso para evitar discriminação. Isso pode ser gerar esse grande números de casos e mortes em Bonsucesso, o que dificulta ações do poder público já que os dados não demonstram a realidade da cidade.
*Taxa de Mortalidade é a proporção de mortos sobre o total da população. Como em percentual daria uma fração muito pequena, bem menor que 1, o mais comum é calcular sobre 100.000 (ou seja, para cada grupo de 100.000 habitantes).
Desinfecção nas ruas da Maré
Hoje o processo de desinfecção aconteceu em Marcílio Dias e continua até o dia 20 de junho em todas as ruas das 16 comunidades do Complexo. A cada dia, a operação acontece em uma favela diferente que compõe a Maré. Amanhã (06) será a vez da Praia de Ramos e da favela Roquete Pinto; segunda-feira (08) será Parque União; terça-feira dia 09 de junho, Rubens Vaz e Nova Holanda; e na quarta, dia 10, Parque Maré.
O contato com o produto pode gerar irritação na pele e, principalmente, nos olhos, portanto é muito importante que se evite sair de casa durante a limpeza da rua, e abrir a janela. A recomendação é que se espere pelo menos uma hora antes de sair de casa. É importante não fumar ou operar qualquer tipo de aparelhos que provoquem faíscas próximo ao local de aplicação do produto
Em caso de contato indevido com o produto da desinfecção, a recomendação é seguir as seguintes orientações:
– em contato com a pele, lavar com água corrente por pelo menos 3 minutos;
– em contato com os olhos, lavar com água corrente abundante de 10 a 15 minutos, pelo menos;
– em contato com a boca, evite ingerir o produto. Caso aconteça, não provocar vômito. Apenas lave a boca com bastante água!
Caso a irritação permaneça, informar à equipe de limpeza ou a Associação de Moradores para auxílio e encaminhamento a uma unidade de saúde. Não oferecer nada por via oral a uma pessoa que por acaso esteja inconsciente.
Movimentação nas ruas da Maré
A Maré, como muitas favelas brasileiras, sofre com a falta de agências bancárias e com isso, as poucas possibilidades para saques estão nos caixas eletrônicos. Hoje, dia 05, a fila para caixas eletrônicos no posto da Petrobrás, na Av Brasil, Nova Holanda, uma das 16 favelas da Maré estava muito grande, apesar da recomendação do distanciamento entre pessoas.
![](/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-05-at-19.57.50-169x300.jpeg)
Cássia Cristina, moradora da Baixa do Sapateiro, sente que o isolamento ainda não pegou como deveria na Maré. “Nem todo mundo respeita aqui na comunidade e isso dá um certo medo”. Ela diz que a rotina mudou um pouco na pandemia, mas que está cumprindo o isolamento e tentando continuar estudando.
Já Matheus Custódio, morador da Nova Holanda, sente dificuldades para estudar. “Eu tenho pouco espaço para estudar, então eu subo para o terraço para tentar ter concentração e silêncio”. Ele conta que a família vem respeitado a quarentena, mas que tem gente que não e a única forma de ajudar é aconselhar.
Liberação de transportes intermunicipais.
O Brasil viveu uma semana de recordes de mortes diárias, e na cidade do Rio não foi diferente. Apesar disso, o governador Wilson Witzel publicou um decreto na tarde desta sexta-feira (05) determinando, a partir deste sábado, a volta do transporte intermunicipal, composto por ônibus, barcas e trem. O metrô, que tinha três estações fechadas, poderá reabrir esses acessos e permanecer operando com até 50% da capacidade do número de passageiros. Witzel suspendeu a triagem e o controle de passageiros no acesso às estações de transporte, que deverão disponibilizar álcool 70% ou produto higienizador compatível com a demanda. Tanto funcionários como passageiros deverão utilizar máscara, para prevenir o contágio pelo coronavírus. As medidas foram publicadas em edição extraordinária do Diário Oficial de hoje (05).
Proibição de operações policiais no Rio durante a pandemia
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu na noite desta sexta-feira (05) a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia do novo coronavírus. Na decisão, Fachin só autorizou operações em hipóteses absolutamente excepcionais, que devem ser devidamente justificadas por escrito – com comunicação imediata ao MP-RJ. Confira o voto ministro Edson Fachin: “Ante o exposto, defiro a medida cautelar incidental pleiteada, ad refere dum do Tribunal, para determinar: (i) que, sob pena de responsabilização civil e criminal, não se realizem operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a epidemia do COVID-19, salvo em hipóteses absolutamente excepcionais, que devem ser devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente, com a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – responsável pelo controle externo da atividade policial; e (ii) que, nos casos extraordinários de realização dessas operações durante a pandemia, sejam adotados cuidados excepcionais, devidamente identificados por escrito pela autoridade competente, para não colocar em risco ainda maior população, a prestação de serviços públicos sanitários e o desempenho de atividades de ajuda humanitária.”
![](/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-05-at-19.56.21.jpeg)
Prefeitura disponibiliza jogos educativos a alunos da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, oferecem jogos educacionais aos alunos da Rede Municipal de Ensino, que terão acesso livre a jogos digitais com foco em alfabetização. Os jogos são indicados para alunos da pré-escola até aqueles que cursam o final do primeiro segmento do ensino fundamental. Eles estão disponíveis nas lojas virtuais Google play e Apple Store e também é possível acessar pelo link.
Dicas culturais para o final de semana
A programação musical do Sesc Ao Vivo tem apresentações para o final de semana todo! Teresa Cristina se apresenta nesta sexta (05), Francis e Olivia Hime no sábado e, no domingo, é a vez de Renato Teixeira. As apresentações acontecem às 19h no YouTube so Sesc SP.
A escritora Djamila Ribeiro vai fazer no seu perfil do Instagram lives com convidados na sexta, sábado e domingo sobre questões raciais, como colorismo, intolerância religiosa e apropriação cultural. Na sexta, a live começa às 19h e sábado e domingo às 18h.
Começa nessa sexta (05) e a Mostra de cinema negro de Sergipe (EGBÉ). Para comemorar os cinco anos da mostra, os seus organizadores irão exibir até o dia 21 de junho alguns dos filmes já apresentados no evento.
Sexta-feira
A partir das 19h, a escritora Bruna Beber e a cantora Leticia Novaes, a Letrux, vão conversar hoje sobre a relação entre poesia e música no YouTube da Biblioteca Mário de Andrade.
Marcelo D2 é a atração de hoje do programa Festa em casa, da Multishow. A partir das 20h o cantor fará a sua apresentação que será transmitida no canal fechado e em seu canal no Youtube.
Sábado
O Instituto Black Bom vai fazer nesse sábado em seu instagram, a partir das 10h o Quilombado, sequência de lives com atividades artísticas e culturais e artísticas com grandes nomes da cultura negra. Entre as atrações, o evento trará música, oficina de charme, aula de dança afro, além de conversa com atores daqui do Brasil, Cabo Verde e Gana.
A artista e escritora Grada Kilomba conversa, a partir das 11h, no Instagram da Pinacoteca de São Paulo sobre as suas Desobediências Poéticas e os recentes protestos antirracistas nos EUA e no Brasil.
Dica do Nenê do Zap:
![](/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-05-at-18.49.51-1024x1024.jpeg)
A dica de hoje do Nenê do Zap serve para as crianças e também para os pais: a insegurança, confira.