Ronda Coronavírus: Nova etapa de flexibilização na cidade do Rio começa na cidade

Data:

País levou menos de um mês para dobrar o número de infectados por Covid-19 

A cidade do Rio de Janeiro entra em nova fase de flexibilização. A partir desta sexta-feira (17) passam a estar liberados os eventos culturais em espaços fechados, como cinemas e teatros, com 1/3 da capacidade de lotação. Para o avanço da reabertura, o comitê científico da Prefeitura utiliza como justificativa a diminuição da taxa de ocupação dos leitos no município e dos casos confirmados de Covid-19. Hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – leitos nas unidades municipais, estaduais e federais – no município do Rio é de 66%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

O boletim De Olho no Corona! dessa última quinta-feira (16) mostra que os números referentes à pandemia na cidade do Rio do Janeiro aumentaram. Entre os dias 07 e 13 de julho, a cidade do Rio apresentou 4.039 novos casos, 6,6% maior em relação à semana anterior. Nesta sexta-feira, a cidade do Rio registrou 65.696 casos confirmados e 7.621 mortes por coronavírus.

Números no Brasil

A dez dias de completar cinco meses do primeiro caso confirmado no Brasil, o país ultrapassou nesta quinta-feira (16) a marca de 2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados de painel do Ministério da Saúde. O país chegou a 1 milhão de casos no dia 19 de junho e em menos de um mês esse número dobrou, apontando para um avanço rápido da doença e indo em oposição aos números de queda de casos. No total, hoje (17) são 2.046.328 infectados e 77.851 pessoas que morreram em decorrência do vírus. De quinta para sexta-feira foram registrados 34.177 novos casos no país.

Covid-19 na Maré

A Maré tem, nessa sexta-feira (17), 391 casos e 82 mortes confirmadas por Covid-19, de acordo com dados do Painel Rio Covid-19, da Prefeitura do Rio. Com os dados apurados pela equipe do boletim De Olho no Corona!, a Maré possui 968 moradores com suspeita e 30 óbitos com suspeita de Covid-19. Assim, a Maré tem, entre confirmados e suspeitos, 1.353 casos e 112 mortes por coronavírus nas 16 favelas. A Maré também acompanhou a tendência de aumento de novos casos. De 07 a 13 de julho foram registrados 16 novos casos no território. O boletim já está disponível para leitura no site da Redes da Maré.

Edição 11 do boletim apresentou apanhado de dados que foram destacados em edições anteriores

Aglomeração nos transportes coletivos

A reabertura das atividades econômicas na cidade do Rio de Janeiro segue o seu fluxo e o transporte coletivo continua sendo um dos espaços com mais aglomeração nesse período de retomada. Sem a opção de continuar em quarentena, quem precisa fazer o uso de trem, metrô e ônibus vive o desafio do contato próximo com pessoas.

Roni Santos, designer gráfico e moradora da Nova Holanda, já voltou a trabalhar e conta que está tomando todos os cuidados de higiene e proteção, assim como a empresa faz com os clientes e funcionários. Mas o trajeto para chegar pegando ônibus e metrô o preocupa. “Por mais que tenha a demarcação de onde a gente tem que ficar, não tem como manter o distanciamento social necessário porque é sempre lotado”, afirma.

Mesmo com cuidados de higiene, Roni não se sente protegido no transporte coletivo

Os dados da desigualdade metropolitana

A Casa Fluminense lançou nesta semana o Mapa da Desigualdade, importante documento que aponta para diversos fatores das desigualdades existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro, como acesso à saúde, mobilidade urbana, cultura, segurança e outros pontos. O texto já está disponível no site da organização.

Dicas culturais

O Sesc segue com a programação de shows em seu canal do YouTube e pelo Instagram. Hoje (17) tem show de Angela Ro Ro; amanhã (18) é a vez de Elba Ramalho e no domingo é a apresentação de Leci Brandão. Os shows começam sempre às 19h.No dia 21, o grupo Nova Raiz do Samba vai realizar uma live solidária para arrecadar doações para o Grupo Especiais da Maré. O show começa às 20h e será transmitido pelo canal do Nova Raiz do Samba.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade