Ronda Coronavírus: O mundo passa da marca de 500 mil mortes e mais de 10 milhões de infectados pelo novo coronavírus

Data:

Somente o Brasil registra 1.352.708 casos confirmados de Covid-19 e 57.774 mortes, número que representa 11% do total de vítimas da doença no mundo

Hoje, dia 29 de junho, o Brasil passou da marca de 1 milhão e trezentos mil casos confirmados de coronavírus, além de mais de 57 mil mortes. Na cidade do Rio são 56.351 casos confirmados e 6.417 mortos. Nas favelas cariocas, segundo o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas do Rio de Janeiro, são 3.712 casos registrados por moradores de favelas e 597 mortes. Na Maré, segundo dados oficiais, são 342 casos confirmados, 11 pessoas com a doença neste momento nas 16 favelas da Maré e 81 mortas. Mas sempre lembrando que nos dados do boletim De Olho no Corona!, em um canal direto com a população, são, pelo menos, 1.010 casos na Maré e 104 mortes. 

VACINA

O  Grupo Nacional Biotec da China (CNBG), que desenvolve uma das vacinas candidatas contra o coronavírus, disse que os primeiros resultados dos ensaios clínicos sugerem que a imunização seja segura e eficaz. Relatório publicado no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que estão em desenvolvimento 141 candidatas à vacina contra o vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19, sendo que 16 delas estão na fase clínica, ou seja, sendo testadas em humanos. Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, comemora a futura produção de vacinas contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas pela Universidade de Oxford na Bio-Manguinhos, laboratório da instituição. Trata-se de um investimento de R$ 693,4 milhões, e não há garantias de que o produto será eficaz. 

CAMPANHA REDES DA MARÉ NO CATARSE

A Campanha Maré Diz NÃO ao Coronavírus está com uma campanha de arrecadação de recursos financeiros pela plataforma Catarse. As doações mínimas são a partir de R$20 e doadores individuais e empresas podem ajudar. O objetivo é a compra de mais 4.000 cestas básicas para as famílias da Maré. O desafio é enorme pelas necessidades das famílias que estão sem ou com pouquíssima renda neste momento. Para contribuir, só clicar aqui.

DESINFECÇÃO DE RUAS 

Nesta semana que se inicia, a campanha fará a distribuição de álcool em gel e máscaras no Conjunto Pinheiro e Vila dos Pinheiros, além de dar continuidade na desinfecção das ruas do Conjunto Esperança. Assim, todas as ruas, becos, vielas, praças e travessas da Maré terão passado pelo processo de limpeza e todo o território da Maré estará protegido contra a propagação da Covid-19. Esta é uma ação conjunta da Redes da Maré, Comlurb e as associações de moradores das 16 favelas da Maré. Saiba mais aqui 

TOMÓGRAFO DA MARÉ

Semanas após a sua inauguração, começou a funcionar hoje, dia 29, o tomógrafo da Clínica de Família Adib Jatene, na Maré. Nesta semana, o aparelho vai atender 10 pacientes por dia. A partir de semana que vem, serão 22 pessoas por dia. O tomógrafo vai atender moradores da Maré encaminhados pelas unidades de saúde da família e também pelo sistema de regulação. Mais informações sobre a sua inauguração aqui

PLANOS TÊM QUE COBRIR TESTE PARA COVID

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu nesta segunda-feira (29) o teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente. Agora, o exame pode ser feito sem custo extra, contanto que haja requisição feita por um médico. Para encaminhamento, o paciente tem que ter apresentado sintomas de quadro gripal ou síndrome respiratória e os exames vão detectar a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

LGTBQI +

Pela primeira vez na história, o Congresso Nacional, em Brasília, foi iluminado com as cores do arco-íris, que representa a diversidade e a luta contra o preconceito, em uma homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI. A projeção ocorreu por volta das 20h por aproximadamente 15 minutos. E a Redes da Maré fez uma live ontem em celebração ao dia do orgulho LGBTQI+. Reveja nas redes sociais da Redes da Maré.

CAFÉ PRETO EM CASA

Nesta quarta-feira, 1º de julho, às 19h, acontece a segunda live do Café Preto, projeto de referência para igualdade racial da Redes da Maré! O tema “Covid-19 e Segurança Pública: Desafios e Perspectivas de Negritudes Faveladas”, será abordado pela tecedora Fernanda Viana, com mediação de Pâmela Carvalho. O encontro será no instagram.com/redesdamare.

MARÉ EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

Já chegou o sétimo episódio do podcast Maré em Tempo de Coronavírus. Eliana Sousa destaca que andando pelo território pode parecer que a pandemia chegou ao fim, mas não podemos relaxar, pois o coronavírus não foi embora. Você pode enviar perguntas ou receber os episódios pela lista de transmissão. Basta enviar uma mensagem para (21) 97271-9410. Para ouvir todos os episódios, basta acessar aqui 

UM CLICK DA MARÉ

Todo mês acontece uma votação popular para escolher cinco autores que serão premiados e terão sua foto e texto em destaque na galeria Da Minha Janela, do projeto A Maré de Casa, Imagens da Quarentena. Para votar acesse o site, que também já está recebendo contribuição para a próxima edição. Participe!

#COLABORA NESSA MARÉ DE NOTÍCIAS

Termina amanhã, nesta terça-feira, 30 de junho, o prazo para as inscrições do Projeto #Colabora e o Maré de Notícias, que convoca profissionais de comunicação da Maré para produzirem conteúdos sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no território. Informações e inscrição em aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade