Ronda: para Fiocruz, altas taxas de ocupação de leitos de UTI indicam ‘terceira onda’

Data:

Por Edu Carvalho, em 11/06/2021 às 17h

Queridos leitores, temos novidade!
A pandemia impactou de forma diferente as favelas e periferias no Brasil, e como jornal comunitário e periférico que somos, tivemos grande responsabilidade na divulgação de notícias que pudessem mitigar as enormes consequências sentidas em territórios periféricos. 

Diariamente, durante seis meses, publicamos a Ronda Coronavírus, um espaço dedicado aos dados da covid-19 na Maré, na cidade e os seus impactos. Em novembro de 2020, ela se tornou semanal e virou a Ronda Maré de Notícias, ampliada com assuntos culturais, econômicos, políticos e sociais. 

Toda sexta-feira a nossa Ronda mostra o que de fato virou notícia na Maré e o que importa no Brasil. Mas a partir de agora, você pode ouvir nosso conteúdo. 

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, lançamos o podcast Ronda Maré de Notícias. Já no ar!

– Os editores

O cenário não é o melhor. No momento atual, a pandemia do coronavírus no Brasil se configura como de alto risco. 

Em 20 estados e no Distrito Federal, bem como 17 capitais encontram-se com taxas de ocupação iguais ou superiores a 80%. Quem aponta é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no mais recente Boletim Observatório Covid-19. A combinação de um número alto de casos, ligeira queda de óbitos e a maior parte dos estados com altas taxas de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos no SUS demanda muita atenção e prudência, sendo prematuro considerar que há uma “queda sustentável de casos e óbitos” ou que estamos entrando em uma “terceira onda”.

Quanto às medidas de enfrentamento a serem adotadas, enquanto a maior parte da população não está vacinada, os pesquisadores afirmam que, com exceção do bloqueio/lockdown (que é uma medida mais forte e que deve ser adotada para os estados e municípios com taxas de ocupação de leitos UTI Covid-19 de 85% ou mais), devem incorporadas algumas ações fundamentais.

Situação da pandemia no Rio

A Prefeitura do Rio prorrogou, até o dia 28 de junho, as medidas de restrição contra a Covid na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (11) e reiterado na 23ª divulgação do Boletim Epidemiológico da capital. 

Segundo a determinação, permanecem suspensos o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança; realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares.

Desde março de 2020, o município do Rio totalizou 340.672 casos de Covid-19, com 27.173 óbitos. Somente em 2021 foram 134.512 casos e 8.543 mortes. A taxa de letalidade deste ano está em 6,4%, e a de mortalidade, em 128,2 a cada 100 mil habitantes. A incidência da doença é de 2.019,3/100 mil. O boletim indicou ainda a permanência de todas as 33 regiões administrativas do município na classificação de alto risco para a transmissão da Covid-19, considerando as internações e óbitos, pela quinta semana seguida.

Covid-19 na Maré

A 35ª edição do Boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona, com dados coletados na primeira semana do mês de junho constata: a cada 100 pessoas testadas na Maré nas últimas duas semanas, 15 delas estavam infectadas pelo coronavírus.

A análise é feita a partir de um panorama geral dos casos, óbitos e vacinação na Maré e Manguinhos, levando em consideração os dados oficiais do governo municipal e também os produzidos pelo projeto Conexão Saúde – De olho na Covid por meio dos Centros de Testagem, dos atendimentos em telemedicina e do Programa de Isolamento Domiciliar Seguro.
O boletim é uma publicação do projeto Conexão Saúde, uma iniciativa da Redes da Maré, Fiocruz, Dados do Bem, SAS Brasil, Conselho Comunitário de Manguinhos e União Rio

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré ainda figura como 1º lugar nos registros de óbitos e casos. Ao todo, são 4940 casos e 277 mortes no território. Na lista, a ordem com principais pontos de infecção e óbitos estão Rocinha, Alemão, Fazenda Coqueiro e Complexo do Lins. Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava 482.135 óbitos e 17.215.159 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL).

Sem pular fogueira – de novo 

Não tem jeito: basta junho despontar no calendário e aquela vontade louca de se aprumar com um par e sair pulando fogueira ‘’iáiá, iôiô’’ começa. Não é por menos. Mês onde os festejos são dedicados à Santo Antônio

Pela Maré, bandeirinhas estariam tremulando no Parque União e na Baixa do Sapateiro. No Alemão, canjica e milho poderiam ser devorados na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, que fica na nova Brasília. Na Rocinha, a sede do anarriê seria a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. 

E pelo Rio saltariam as opções de diversão e bom : a da Rua Lauro Muller, em Botafogo; o Arraiá do Parque Guinle, em Laranjeiras; ir até a Baixada para ver a Quadrilha Chico Amaro, em São João de Meriti, sem deixar de passar pela tradicional Festa Junina da Feira de São Cristóvão. 

Por enquanto, é hora de guardar o vestido de chita, a camisa xadrez e o chapéu de palha pra quando puder. Vai passar.

#UseMáscaraMorador 

Com o aumento do número de casos desde o início da pandemia, o Maré de Notícias faz um apelo: usem máscara. Ontem, o presidente da república Jair Bolsonaro afirmou ter discutido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o fim da obrigatoriedade do uso da proteção individual para quem já foi vacinado contra a Covid-19 e também para quem já a contraiu.

Façamos o contrário. Mesmo vacinados, não deixem de usar máscara e o fazer isolamento social, únicas saídas para o combate ao coronavírus.

Clique aqui para ver o manifesto que conta com a participação de líderes comunitários, moradores de diversas favelas do Rio, o jornalista Manoel Soares e as atrizes Taís Araujo, Debora Bloch. 

Maré de cultura

Estreou nesta semana a quarta temporada do podcast Olhando pra Dentro. 

A nova leva conta com 10 episódios que busca ressignificar o luto através de conversas honestas sobre o tema. Vale maratonar e conferir todos os papos, comandados por Fernanda Sigilião, que recebe desta vez a jornalista Camila Appel, a cantora Clarice Falcão, Mariana Clark, Gabriela Casellato e mais convidados. Ouça no Spotify e demais plataformas de aúdio. 

Se você mora no Rio, um aviso: um dos equipamentos de cultura mais relevantes para a arte carioca, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, será reaberto no sábado, 12 de junho. Das 9h às 15h, artesãos e brecholeiras de toda a cidade estarão a postos para a estreia da Feirinha do Sérgio Porto, além da Gastromotiva (gastronomia social) e o Acarajé da Catia, entre outros.  Haverá apresentação do poeta Chacal com o icônico CEP 20.000 (10h); o ator Bruce Gomlevsky – eternizado como Renato Russo no teatro – cantando músicas de amor (11h) e o ator, produtor e DJ Rodrigo Penna (Bailinho; 12h). 

A entrada será gratuita, mas restrita a até 40% da capacidade (40 pessoas ao mesmo tempo). Haverá álcool em gel, controle de entrada e saída de visitantes, medição de temperatura na porta e demais medidas protocolares, como distanciamento e a obrigação do uso de máscaras.

Vai até dia 16 de agosto, no CCBB do Rio, a exposição Nise Da Silveira – A Revolução Pelo Afeto, com 90 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente, ao lado de peças de Lygia Clark e Zé Carlos Garcia, fotografias de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer, vídeos de Leon Hirzsman e Tiago Sant’Ana e aquarelas e fotos de Carlos Vergara. A exposição é gratuita, mas é necessário agendar no site Eventin e cumprir protocolos sanitários. #DicaDoMeio

Anelis Assumpção, Lenna Bahule e Emicida estão entre os convidados da Festa dos Batuques Paulistas, que realiza shows e rodas de conversa até domingo. #DicaDoMeio

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é a entrevistada do próximo Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar nessa segunda. Estudiosas do feminismo como Djamila Ribeiro e Carla Akotirene compõem a bancada. #DicaDoMeio

Perdeu o conteúdo da semana? Confira nossos destaques! 

Segunda-feira (07/6)

Moradores da Praia de Ramos comemoram Dia do Meio Ambiente com conscientização, por Hélio Euclides 

Covid-19: Secretaria de Saúde distribui mais de 247,7 mil doses de vacinas, por Redação

Veículos digitais lançam nova associação; Ajor nasce com 30 associadas e foco em desafios do jornalismo, por Edu Carvalho

Terça-feira (08/6)

Capital e estado do Rio preparam-se para possível terceira onda da covid-19, por Edu Carvalho e Hélio Euclides 

Circuito de vans na Maré tenta melhorar mobilidade para moradores, por Hélio Euclides 

Regiões da Maré sofrem com galerias de águas pluviais e descarte de esgoto inadequado, por Hélio Euclides 

Gato Mídia abre inscrições para Laboratório Afrofuturista de narrativas cinematográficas, por Redação

Lei para que uniforme policial no RJ tenha câmera é sancionada; prazo para instalação é vetado, por G1

Quarta (09/6)

Jovem grávida morre durante operação policial no Lins de Vasconcelos, por Edu Carvalho

Falcons University capacita líderes sociais para ampliar o impacto das ONGs no Brasil, por Redação

Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis, por Agência Brasil 

Rio pode ter programa de reforço escolar para alunos da Rede Municipal, por Redação

Quinta (10/6)

A cada 100 pessoas testadas na Maré nas últimas duas semanas, 15 tiveram resultado positivo para covid-19, por Edu Carvalho

Projeto quer incentivar produção de soluções para Baía de Guanabara, por Edu Carvalho

Covid-19: Rio suspende vacinação de grávidas por falta de doses, por Agência Brasil 

Covid-19: Prefeitura vacinará quem tem 50 anos ou mais até o fim da semana que vem, por Redação 

Sexta-feira (11/6)

Conto: ‘Alice sem país das maravilhas’, por Tarcisio Salazar

Nova Iguaçu apresenta política pública para direitos humanos inédita na região, por Redação

Educação de jovens e adultos está com matrículas abertas para quem tem a partir de 15 anos, por Redação

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Saiba quem são os campeões do Comida de Favela 2024

No último sábado (9), a praça do Parque União ficou mais animada do que o normal. Centenas de pessoas estiveram presentes na noite de encerramento da 3º edição do Festival Comida de Favela

O G20 na Maré: escolas colocam em prática a preservação do meio ambiente e demais temas do fórum

Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Olimpíadas Rio 2016, a Creche Municipal Monteiro Lobato e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Medalhista Olímpico Éder Francis Carbonera levaram a importantes discussões do G20 para a sala de aula.