“Se liga no Corona” ganha novas peças de comunicação

Data:

Campanha lança novas peças para difundir informações confiáveis para as periferias

O foco é a prevenção a covid-19 considerando as condições de vida e habitação das favelas e periferias. O conteúdo é checado e produzido pela Fiocruz e fica disponível para download no Portal Fiocruz e no Maré Online. Há material diversos como radionovela, cards, temas para as redes socais e cartazes para serem fixados em estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus e moto-táxi, associações de moradores e em outras áreas de grande circulação das comunidades.

“As orientações de prevenção têm se dirigido muito ao público de classe média: medidas de isolamento em quartos individuais, evitar aglomerações, álcool em gel e outros exemplos. Mas nós sabemos que não é essa realidade da maioria da população. A campanha surge como um dos esforços da instituição, conjugado aos de nossos parceiros nas comunidades, para enfrentarmos juntos esse desafio”, afirmou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré – uma das principais organizações articuladoras da campanha – valorizou a parceria com a instituição. “Além da grande legitimidade, a Fiocruz tem um compromisso histórico com as questões sociais do Brasil e uma enorme competência técnica para de fato ajudar as favelas e periferias a fazerem escolhas melhores nesse momento crítico”, analisou.

Patrícia Evangelista, do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos (CGI-Teias Manguinhos), que realiza o controle social da política de saúde nesse território, é uma das integrantes da campanha ‘Se liga no Corona!’. “Essa forma de atuação que aproxima os profissionais das áreas técnicas e de comunicação da Fiocruz dos movimentos sociais de favelas dá origem a ações concretas que certamente terão muito mais eficácia no combate ao vírus”, projetou.

Dra. Margareth Dalmoco reponde

Nesta segunda leva de materiais, os destaques foram as máscaras, devido ao grande número de pessoas que não estão usando-as corretamente, e dúvidas sobre a vacinação, nas quais a infectologista da Fiocruz, Magareth Dalcomo, responde.

‘FIOCRUZ TÁ JUNTO’

O Portal Fiocruz abriga ainda diversos materiais digitais sobre a Covid-19 para download e uma área de Perguntas e Respostas sobre o vírus. A seção Fale Conosco também responde dúvidas da população. O conteúdo multimídia produzido pela campanha ‘Se Liga no Corona!’ fica disponível para download no Portal Fiocruz, no Maré Online  para uso e livre distribuição por parte de coletivos, organizações e indivíduos . Entre os materiais, constam: protocolos de higiene para entrega e recepção de cestas básicas; cartazes com orientações sobre distância mínima entre pessoas em locais públicos; vídeos de perguntas e respostas com especialistas; além de tema para foto de perfil no Facebook, peças adaptadas para Stories e Feed do Instagram, capa para Facebook e Twitter, entre outros.

A campanha ‘Se Liga no Corona!’ é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz,  Redes da Maré, Maré de Notícias, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos! e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Entenda o Projeto de Lei que equipara aborto em casos de estupro a homicídio 

O Projeto de Lei 1904/2024, chamado de “PL da Gravidez Infantil” ou “PL do Aborto”, equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, criminalizando mulheres e profissionais de saúde envolvidos no procedimento.

Operação da Polícia Civil é marcada por intenso tiroteio e correria em três favelas da Maré

O Maré de Notícias recebeu vídeos que mostram mães correndo e procurando se proteger dos disparos abraçadas a seus filhos por causa do horário de saída do período matutino