Secretaria de Saúde lança portal com informações sobre vacinação contra Covid-19

Data:

Hotsite traz vacinômetro atualizado diariamente e simulador que aponta em que fase da campanha a pessoa se encaixa

Por Edu Carvalho, em 05/02/2021 às 16h


Com objetivo de esclarecer dúvidas e dar mais transparência aos dados relacionados à vacinação contra Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança, nesta quinta-feira (04.02), o Portal Vacinação Covid. O hotsite (http://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/) conta com um vacinômetro, simulador de fases de vacinação, em que o cidadão fluminense poderá saber em que etapa da campanha ele se encaixa, além de uma área com perguntas e respostas.

– A ideia é darmos cada vez mais transparência aos dados de saúde. Com o Painel Covid, que entrou no ar no início de janeiro, criamos uma forma objetiva e simplificada para apresentar as notificações de casos de Covid, a taxa de ocupação de leitos e outras informações relativas à pandemia do novo coronavírus. Agora, neste portal, vamos garantir que a população receba informações seguras e tire suas dúvidas sobre a vacinação – disse o secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves.

O novo site permitirá ao cidadão acompanhar a evolução da vacinação no estado, checar as fases prioritárias da campanha, conforme definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, e simular o seu lugar na fila da vacina. Também será possível esclarecer dúvidas como segurança da vacina, público a ser vacinado, efeitos adversos, entre outras informações que auxiliem no combate às notícias falsas relacionadas ao tema. O portal estará em constante atualização, buscando reunir informações e notícias sobre a vacinação. 

Vacinômetro – O portal traz uma ferramenta de monitoramento do número de pessoas já imunizadas contra Covid-19 nos 92 municípios do estado. O contador será atualizado diariamente. O balanço é realizado por meio de busca ativa, a partir da Gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização das secretarias municipais de Saúde.

Simulador de fases da vacinação – Após preencher informações como data de nascimento, atividade profissional, doenças diagnosticadas e condição atual, o usuário ficará sabendo em qual fase da vacinação ele se encaixa. O objetivo é que a pessoa possa estar orientada para o momento de se vacinar.

Dúvidas frequentes – Um questionário de perguntas e respostas foi elaborado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES com as principais dúvidas sobre a vacina e a definição de prioridades do Programa Nacional de Imunizações.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca