O conjunto de favelas da Maré foi novamente alvo de operações policiais que deixaram um rastro de medo e destruição. A operação da última sexta-feira (10), que mobilizou diversas unidades especializadas da PMERJ e PCERJ, resultou em sérias violações de direitos, incluindo invasão de domicílios, danos ao patrimônio e terror psicológico para os moradores. Nesta segunda-feira (13), poucos dias depois, outra incursão policial na Maré reforçou o estado de constante tensão e insegurança a que as favelas são submetidas.
Desde 4h40 da manhã, moradores relataram a circulação de carros blindados nas favelas de Nova Maré, Nova Holanda,Rubens Vaz e Parque União, inciando a 2ª operação policial deste ano. A Polícia Civil informou que a “Operação Torniquete” visa combater uma associação criminosa envolvida em roubos de veículos e bancos. A ação impactou no atendimento das unidades de saúde do território fechando a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva e suspendendo as atividades externas da CF Diniz Batista dos Santos.
O Maré de Direitos, projeto do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, da Redes da Maré, acolhe situações de violações de direitos no WhatsApp (21) 99924-6462. O Ministério Público (MP) realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no telefone (21) 2215-7003, que também é WhatsApp, ou no e-mail [email protected].