Surto de gripe lota postos de saúde da Maré

Data:

Indicação da Secretaria Municipal de Saúde é que cariocas se vacinem contra a influenza

Por Jorge Melo, **Sthefani Maia e Flávio Herculano em 06/12/2021 às 11h25. Editado por Edu Carvalho

Na semana de 14 a 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou um aumento de 37%, nos casos de gripe, com 16.094 casos. Rocinha, Vila Kennedy e centro da cidade foram as áreas mais atingidas. Esses dados confirmaram uma suspeita. A cidade vive um surto da gripe Influenza-H3N2, infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. O vírus (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. As medidas de proteção são as mesmas do covid-19, distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos com álcool ou água e sabão.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio apontam que atualmente, 95,5% das síndromes gripais são causadas pela Influenza-H3N2. Para combater o surto, no dia 24 de novembro, a SMS publicou, no Instagram, um anúncio: “Atenção, cariocas! Isso é uma convocação. Se você ainda não se vacinou contra a gripe, vá hoje mesmo ao posto de saúde mais próximo garantir a sua dose

Devido à demanda, na terça-feira, 30 de novembro, faltou vacina em alguns postos do município, inclusive na Maré; e a vacinação foi suspensa. No entanto, foi retomada na tarde de quarta-feira, com a chegada de 200 mil doses, das quais, 160 mil foram destinadas à capital. Na última sexta, a Prefeitura interrompeu novamente a vacinação contra a gripe para o sábado (4/12). A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a entrega de uma nova remessa pelo Ministério da Saúde para esta semana.

O surto aumentou em 400% o número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), administradas pelo governo do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em algumas unidades foram realizados até 800 atendimentos num único dia. As prioridades são crianças, a partir de seis meses, gestantes, puérperas, idosos e  profissionais de saúde. Porém, pessoas com sintomas de gripe ou Covid-19 não devem tomar a vacina.

 O cenário da gripe na Maré

 Na Maré, os postos estavam sendo abastecidos com 500 a 800 doses diárias. Entretanto, segundo uma profissional de saúde, a procura foi  grande e a vacina acabou em alguns postos. A exceção foi a Clínica da Família Adib Jatene. Na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, uma funcionária, que não quis se identificar, comentou que nunca viu tanta procura assim pela vacina. A clínica oferece a vacina da gripe o ano todo e o número de pessoas que vai se vacinar é pequeno. No entanto, a notícia do surto fez a população correr aos postos em busca de proteção.

Uma preocupação de quem vai se vacinar contra a gripe é se há alguma contra indicação em relação à vacina da covid-19. O Ministério da Saúde, no entanto, garante que as duas vacinas podem ser tomadas simultaneamente. Charles Ferreira, copeiro da Petrobras, tomou a dose única da Janssen em junho, agora foi ao posto para tomar a dose de reforço, aproveitou para tomar a vacina da gripe.”

***Contribuiram para a pesquisa desta reportagem os estudantes Sthefani Maia e Flávio Herculano, vinculados ao projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ, parceria entre o Maré de Notícias e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos

Semana dos Direitos Humanos na Maré começa nesta segunda (4), confira programação

Segundo ano Semana dos Direitos Humanos terá 6 dias de atividades

Encerramento do Festival Comida de Favela acontece neste sábado (2)

Entre maio e junho de 2023, 110 bares e restaurantes se inscreveram para a primeira fase do festival que selecionou 17