Um aplicativo para a favela

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Papoom promete ajudar na proximidade entre clientes e comércios da Maré

Por Hélio Euclides Editado por Jéssica Pires 

Pintou aquela fome, uma vontade de comer um alimento da favela. Xi, mas você perdeu o telefone? Para piorar, o aplicativo de comida tradicional não entrega em partes da Maré! Seus problemas acabaram. Esse é o compromisso do Papoom – marketplace da favela. Um aplicativo que vai ligar os consumidores aos comércios da favela. No estado do Rio de Janeiro a favela escolhida para estrear o projeto foi o Parque União. Um dos objetivos do aplicativo é, em breve, uma expansão para toda a Maré.

Hoje com a tecnologia, é possível se conectar ao mundo. Mas muitas vezes não é possível se comunicar com quem está perto. Com O Pappom será possível se deliciar com a gastronomia e utilizar os serviços da favela apenas com alguns clicks. Essa inovação só foi possível na Maré após o apoio da Associação de Moradores do Parque União. “Essa parceria vai enfrentar a leitura distorcida de que a favela só tem violência e lixo. Esse projeto vai ser um abre alas para a entrada de outros investimentos na favela. Seu propósito é ligar consumidores da favela, mostrando a força local. Vou de porta em porta para mostrar o valor local. A favela tem potência, o Parque União é referência”, comenta Caitano Silva, social media da associação. 

O Papoom começou em Curitiba, na favela de Vila Torres, com uma forma de teste, com 2.500 pessoas cadastradas. O aplicativo tem como objetivo conectar os consumidores e vendedores das favelas, sendo uma forma prática de achar o que se deseja o mais perto de casa, sem precisar buscar nos Correios, como ocorre em compras on-line. O projeto aterrissou em terras cariocas em fevereiro de 2022.

Um dos grandes diferenciais do Papoom é não ter custos para os comerciantes. Quando o comércio usa um aplicativo conhecido de vendas paga-se 12% de suas vendas, sistema igual para os aplicativos de carros, no qual o motorista paga uma taxa. “Estamos na fase do preenchimento de formulário por parte dos comerciantes para depois lançar o aplicativo. O objetivo é começar com 150 comerciantes cadastrados”, diz Anderson Jedai, poeta, pós-graduado em favela e membro do G10 Favelas. 

Jedai acrescenta que o aplicativo vai ativar a economia local, fazendo com que o dinheiro circule dentro da favela. “Esperamos um impacto positivo nas vendas da favela. Será uma forma de divulgar a diversidade da favela, que tem hambúrguer mais gostosos que das empresas de fast food conhecidas”, conclui. Ele informa que no futuro os comerciantes que desejarem pagar uma taxa vão poder impulsionar as suas vendas, como é feito no Facebook. 

Os comerciantes do Parque União estão na expectativa, é o caso de Maria Cristina, da Heróis Burger. “Fiz o cadastro, pois espero algo positivo, que atraia mais clientes. Hoje o comércio não está fácil e ter um aplicativo dentro da nossa comunidade que ajuda a divulgar o estabelecimento esperamos que com isso possa aumentar as vendas”, argumenta. 

Marcos Vinícios, da barbearia Estúdio MB, destaca que o Papoom está vindo só para somar com todos, trazendo evolução e tecnologia. “O fluxo de pessoas que visitam o Parque União hoje é muito grande, sendo assim o aplicativo pode ser uma ponte para mostrar a todos os negócios da região para futuros clientes. Outra coisa interessante é ficar acessível aos próprios moradores que não precisarão ficar rodando para achar o que deseja. Se eu pudesse definir o Papoom em três palavras eu diria facilidade, agilidade e crescimento”, comenta. Ele ainda lembra que o aplicativo terá um chat de bate-papo, o que vai sanar dúvidas do consumidor.  

Papoom tem lançamento carioca 

O Papoom foi divulgado no Rio Innovation Week, evento que aconteceu no início de novembro no Píer Mauá, reunindo empreendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo. Os participantes compartilharam experiências e conhecimento, debateram e apresentaram novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups

Jedai e Caitano estiveram no Rio Innovation Week atraindo investidores para o aplicativo. “Não vamos nos acomodar, queremos fazer várias conexões para trazer recursos para o território. Estamos fazendo um trabalho de responsabilidade. Estamos pensando na população, mostrando os seus direitos e deveres”, finaliza Caitano. Mais informações pelo: @ampuparqueuniao.

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