Uma das vozes femininas da favela

Data:

Morre a presidente da Associação de Moradores da Bento Ribeiro Dantas

Por Hélio Euclides

Morreu na manhã do último sábado (07/01) Cremilda Vicente de Carvalho, presidente da Associação do Conjunto Bento Ribeiro Dantas. Ela chegou à favela em 8 de setembro de 1993, após remoção da favela da Varginha, em Manguinhos. Amigos da família informaram que Cremilda, de 58 anos, faleceu vítima de um infarto. 

Cremilda foi uma das pessoas que organizaram a fundação da associação, sendo presidente por duas vezes. Era a atual liderança da instituição. Foi uma importante líder comunitária nas construções de políticas públicas no Fórum das Associações de Moradores, do projeto Maré que Queremos. Mostrou força ao ser uma voz feminina como presidente, um cargo de representação comunitária local onde se encontram poucas mulheres. 

A atual presidente deu diversas entrevistas para o Maré de Notícias, sendo escolhida para representar a sua favela na edição 100, onde contou a sua trajetória de luta e sobre a construção do Conjunto Bento Ribeiro Dantas. Além de torcedora do Botafogo, Clemilda tinha um carinho especial pela sua favela. “Aqui, é a Zona Sul da Maré, né? Melhor lugar pra se morar”, declaração de amor em entrevista de 2019.

Cremilda deixa esposo, filha e dois netos. Seu sepultamento ocorrerá hoje (08/01), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, às 14h.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

ENEM 2024: saiba como se preparar para o dia da prova

Para o dia do exame é importante se atentar a algumas informações e evitar imprevistos. O local de prova deve ser averiguado com antecedência na Página do Participante através do Cartão de Confirmação

Redes da Maré celebra Novembro Negro com exposição, show de Leci Brandão e mais; confira.

Nesse ano de 2024, a Redes da Maré criou um calendário unificado, para que os moradores do conjunto de 15 favelas e trabalhadores do território possam saber e aproveitar dos eventos que irão acontecer durante todo o mês de novembro

Assassinos de Marielle e Anderson são condenados a prisão

Após 6 anos, 7 meses e 17 dias do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, o 4º Tribunal do Júri do Rio condenou nesta quinta-feira (31) os ex-policiais Ronnie Lessa e Elcio Queiroz.