Viagem pela história de Roquete Pinto e Praia de Ramos por meio da imagem

Data:

Por Redação em 24/08/22 às 07h

Morador da Roquete Pinto, o fotojornalista Jean Victor, de 30 anos, é também historiador. Este mês ele é o responsável pelo painel de fotos do Maré de Notícias. Seu trabalho acompanha o crescimento das regiões de Roquete Pinto e Praia de Ramos. 

“A fotografia é a minha principal ferramenta para explorar o território. Trabalho a integração do morador com o local. Quero resgatar o histórico do lugar para que os mais novos tenham consciência crítica. É muito legal revelar o cotidiano das localidades, apresentar um território rico, o que muitas vezes é ignorado nessa cidade maravilhosa. Esse é o retorno do conhecimento para a favela, um incentivo a continuar.”

Jean Victor, historiador e fotógrafo

Os frequentadores do Piscinão já foram agraciados com uma amostra de seu trabalho: uma exposição de cartazes lambe-lambe (aqueles pôsteres colados em paredes e muros). Imagens de crianças realizando os tradicionais pulos nas águas do Piscinão foram publicadas nas redes sociais. Fragmentos de uma Maré é um projeto que envolve tanto fotos como  oficinas. O acervo de Jean Victor já conta com cinco mil imagens, que serão catalogadas e entregues a alguma instituição da Maré. Suas fotos resgatam, preservam e difundem a memória, a identidade e a representação das duas favelas.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Pré-matrícula de novos alunos nas escolas do município começa hoje

Este ano as pré-inscrições para alunos novos de Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos acontecem de 14 a 17 de janeiro.

Segunda operação do ano na Maré

Durante a operação policial desta segunda-feira (13), a Redes da Maré registrou diversas denúncias de moradores, incluindo invasão de domicílios, violência psicológica e danos ao patrimônio

Início de ano com velhos problemas: 1ª operação policial do ano na Maré

Apenas 10 dias do ano novo, mas com momentos "velhos" e quase cotidianos para os mareenses. Antes das 5h nesta sexta (10), moradores relataram a circulação de carros blindados (caveirão) e policiais à pé pelas favelas da Maré.