2 mil vagas em curso gratuito para jovens da periferia

Data:

Instituto PROA oferece capacitação profissional e comportamental para novas turmas


Por Daniele Moura em 18/02/2022 às 17h

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3o trimestre de 2020. É o maior índice já registrado. A falta de experiência e oportunidades de estudos, aliado ao cenário da pandemia faz com que eles sofram mais com o desemprego. Por isso, todo esforço e dedicação para ajudar é válido.

Para se conectarem, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, têm acesso gratuito à plataforma on-line que oferece 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo. Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos; estar cursando ou ter concluído o 3o ano do Ensino Médio em escola pública; e morar no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas no site da plataforma Proa e são 2 mil vagas disponíveis.

Anna Carolina Fraga fez parte da 1ª turma formada aqui no Rio de Janeiro.

“Como moradora da Maré, sou prova viva dos benefícios da formação e quero muito que isso possa impactar a vida de outros jovens, como eu fui.”

Anna Carolina Fraga, estudante

A Plataforma PROA oferece Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. Além da trilha básica do curso, o PROA terá cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde aprenderão Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação).

A formação na Plataforma PROA é 100% gratuita. São 3 meses e 3 semanas de curso e depois disso o time de empregabilidade do Instituto PROA acompanha os jovens formados ao longo de 3 anos, conectando esses jovens a vagas de emprego em empresas parceiras do PROA. 


Até o momento, mais de 4.200 já foram aprovados e terão a oportunidade de se aperfeiçoar para o mercado de trabalho, se conectando com vagas de emprego. Para a próxima turma, as inscrições já estão abertas no site com 2 mil vagas disponíveis.

“Nossa chegada ao Rio tem tido um retorno superpositivo, onde já estamos conectando centenas de jovens com oportunidades de primeiro emprego. Entendemos as reais demandas das empresas parceiras, assim como as competências necessárias para que os jovens estarem preparados para essas oportunidades”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca