Com o crescente número de casos, a previsão é que a América Latina seja o novo epicentro da doença no mundo
Os números da Covid-19 no Brasil continuam aumentando exponencialmente. Foram 1.185 mortes registradas nas últimas 24 horas, totalizando 53.830 mortes, e 42.725 novos casos confirmados. São 1 milhão 188 mil 631 brasileiros com Covid-19. A previsão de que a América Latina seria o novo epicentro global da pandemia de coronavírus virou realidade em 31 de maio, quando o Brasil se tornou o país onde a doença mais cresce. Segundo levantamento, o Brasil tem mais que o dobro de mortes de Índia, China, Paquistão e Indonésia juntos – quatro dos cinco países mais populosos do mundo.
Covid-19 na Maré
Dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro apontam que nesta quarta-feira (24), o estado passou das 9,2 mil mortes e dos 103 mil casos confirmados de Covid-19. Apesar do número grande de casos, dos sete hospitais de campanha prometidos pelo Governo do Estado do Rio, apenas dois estão em funcionamento. E esse não é o único problema: foi aprovado na Assembléia Legislativa do Rio o início do processo de impeachment do atual governador Wilson Witzel. Já na capital, passamos de 53 mil casos e 6 mil mortes. Na Maré, segundo dados oficiais, são 312 casos confirmados e 77 mortes de mareenses. Mas somando os casos suspeitos, de acordo com o levantamento do De Olho no Corona! da Redes da Maré, são 921 casos e 96 mortes das 16 favelas da Maré.
Acesso à internet
Durante a quarentena, o aumento do uso da internet no Brasil foi entre 40% e 50%, segundo a Anatel. Mas como fica a vida dos moradores de periferias brasileiras, como a Maré, onde o serviço é precário? Elaine Alipio é professora de educação infantil e depende da internet para trabalhar, entrar em contato com as crianças e pais. Segundo ela, a internet não tem ajudado. “Eu tive dificuldade porque a internet falha muito”, conta ela. Acesso à internet também foi assunto do quadro Por Dentro da Maré. Veja a coluna aqui.
Carteira de Habilitação vale por 10 anos
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) uma mudança no projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a fim de permitir que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais, com idade inferior a 50 anos, tenha validade de dez anos. O projeto segue em votação no Senado.
Banco 24 horas inaugurado na Maré
Na ausência de agências bancárias na Maré, o resta ao morador é contar com bancos 24 horas. Mais um desses caixas será inaugurado na Rua João Araújo, 99 da favela Rubens Vaz, dentro de uma drogaria.
Hoje é dia de São João
A Prefeitura do Rio fez uma homenagem ao dia de São João, nesta quarta-feira, 24 de junho, com um clipe da música Sonho de Papel, de Alberto Ribeiro. A solista Maria Tereza Cruz dos Santos, de 6 anos, faz uma participação especial ao lado dos músicos do programa Orquestra nas Escolas, formada por alunos da Rede Municipal de Ensino. Por conta da quarentena, o isolamento social foi mantido na gravação do clipe. Cada aluno tocou e cantou de sua própria casa. Para assistir ao clipe de “Sonho de Papel” acesse aqui
Nenê do Zap
Com tantos problema a resolver e tantos afazeres domésticos, a criançada nessa quarentena pode ficar de lado. Mas quando é a hora de dar aquela atenção especial, confira na dica do Nenê Zap de hoje.