Ronda Coronavírus: mesmo proibida, operação policial acontece na Serrinha, em Madureira

Data:

Policiais de oito batalhões participaram da ação e apreenderam uma pistola e um rádio comunicador. O Rio tem o sétimo dia de alta na média móvel de mortes. Na Maré houve um aumento de 29 casos entre os dias 17 e 22 de setembro.

De quinta para sexta-feira, o estado registrou 1.503 novos casos e 129 mortes por covid-19. Foi o sétimo dia consecutivo de alta na média móvel de mortes. Assim, o estado do Rio chega no limite da taxa de contágio entre risco moderado e alto, como mostra o Covidímetro UFRJ, mapeamento desenvolvido pelo Laboratório de Redes e Multimídia. Desde 16 de março, o a Secretaria do Estado de Saúde contabiliza 259.488 casos e 18.166 mortes por covid-19. A capital continua sendo a cidade com o maior número de casos, ultrapassando nesta sexta-feira (25) o número de 100 mil infectados, além de 10.793 mortes.

Covid-19 na Maré

Conforme destacamos na Ronda Coronavírus de segunda-feira (21), o Painel Rio Covid-19, da Prefeitura do Rio, apontou um aumento de quase 400 casos na Maré entre os dias 18 e 21 de setembro. Em resposta, a Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Subpav) esclareceu que ocorreu um problema técnico na geração de informações do painel e o dado já foi corrigido. Na Maré houve um aumento de 29 casos entre os dias 17 e 22 de setembro. Nesta sexta-feira, 25 de setembro, a Maré soma 629 casos e 120 mortes confirmados. 

Operação policial na Serrinha

Mesmo com a determinação do STF de suspender operações policiais em favelas Rio de Janeiro durante pandemias, moradores da Serrinha, em Madureira, amanheceram com tiros de uma ação policial no território. Policiais de oito batalhões participaram da ação e apreenderam uma pistola e um rádio comunicador. Muitos moradores relataram a ação ilegal nas redes sociais.

Abastecimento de água

Na última quinta-feira, a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) realizou manutenção preventiva anual na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu. O fornecimento foi interrompido para as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo, com o serviço previsto para acontecer de 8h a 20h. Entretanto, devido a um atraso no trabalho, a manutenção se estendeu até às 4h do dia 25 de setembro, fazendo com que o abastecimento demorasse o seu retorno. Após a manutenção foi identificado um vazamento na Elevatória do Lameirão, que abastece as cidades de Rio de Janeiro e Nilópolis, que já foi reparado. A previsão é que o abastecimento se normalize em até 48h. Confira a nota da companhia aqui.

Adiamento dos desfiles das escolas de samba

Na noite de quinta-feira (24), a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu em plenária pelo adiamento dos desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca, que ocorreria em fevereiro de 2021, em decorrência da pandemia de covid-19. Além da dúvida, por não saber se em fevereiro a população já vai estar imunizada, ainda há o fator do tempo curto para produzir todo o desfile. A Liga estuda uma data para que o carnaval aconteça em 2021, mas segue preocupada em não prejudicar o carnaval de 2022. Em julho, dirigentes da Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Beija-Flor e São Clemente anunciaram que só desfilariam em 2021 se já tivesse vacina disponível. 

Na última segunda-feira, Diego Tavares (37), que fazia parte da ala de compositores do Acadêmicos do Salgueiro, morreu de covid-19, após duas semanas internado em estado grave.

Crivella inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (24) a decisão de tornar o atual prefeito, Marcelo Crivella, inelegível até 2026. Desembargadores do TRE-RJ condenaram o prefeito por abuso de poder político e conduta  vedada a agente público. No julgamento, ele foi acusado de convocar servidores da Comlurb, empresa de limpeza da cidade, para participarem de campanha para o filho do prefeito, Marcelo Hodge Crivella, que em 2018 concorria a deputado federal. A defesa do prefeito disse que vai recorrer à decisão e que ele estará apto para disputar as eleições em 15 de novembro.

Dicas culturais

Enquanto os eventos culturais presenciais não voltam, o ideal é aproveitar as lives de dentro de casa. No sábado (26), os filhos do violonista Baden Powell, Marcel e Philippe, farão a live Afetos Especial 20 anos sem Baden, relembrando músicas do artista. O encontro é a partir das 19h no Instagram da Casa Natura Musical.

Também no sábado, a partir das 22h, a cantora Gal Costa fará uma apresentação no canal do YouTube da TNT Brasil para comemorar o seu aniversário de 75 anos e cantar os seus sucessos.No domingo (27), Diogo Nogueira faz mais uma live em sua casa, onde o cantor comanda uma roda de samba enquanto cozinha. Nesta edição, o cantor vai convidar dez nomes da nova geração do samba para se apresentar, como Juninho Thybau e Marina Íris. A apresentação começa a partir das 12h no canal do YouTube do cantor.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre Educação

No Dia da Educação destacamos três matérias que resgatam histórias inspiradoras e iniciativas que estão fazendo a diferença na Maré e além.