Ronda: Lactantes no Rio poderão vacinar-se contra covid-19 a partir da próxima semana

Data:

Por Edu Carvalho, em 25/06/2021 às 17h

A partir da próxima segunda (28/06), lactantes começarão a ser vacinadas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A decisão de começar a vacinação das lactantes teve por base critérios técnico-científicos. Na coletiva, o prefeito ressaltou que só fazer pressão não é determinante para liberar a vacina a um grupo específico da população.

Além disso, de acordo com o 25º Boletim Epidemiológico, divulgado no Centro de Operações Rio (COR), a cidade continua em alto risco de contaminação para a doença e que, que, desde março de 2020, totaliza na cidade 362.131 casos de Covid-19, com 28.270 óbitos. Em 2021 foram 151.404 casos e 9.552 mortes. A taxa de letalidade deste ano atingiu 6,3%, contra 8,9% em 2020; e a de mortalidade, está em 143,4 a cada 100 mil habitantes, contra 281/100 mil no ano passado. A incidência da doença é de 2.272,9/100 mil, quando em 2020 era de 3.163,4/100 mil.

As médias móveis de atendimentos da rede de urgência e emergência, de casos confirmados e de óbitos pela doença apresentaram queda.

Já as medidas de proteção à vida estabelecidas no Decreto Nº 48.912, de 27 de maio de 2021 foram prorrogadas até 12 de julho. Bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres continuam com permissão para o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de um metro e meio entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras limitado a oito ocupantes, sendo admitida música ao vivo sem restrição de horário. Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico podem ter aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.

Covid-19 na Maré

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré é o 1º lugar nos registros de óbitos e casos dentre as comunidades cariocas. Ao todo, são 5656 casos (aumento de 450 casos na última semana) e 289 mortes no território. Na lista, ainda permanecem em ordem como principais pontos de infecção e óbitos: Rocinha (3.298 casos/127 mortes), Alemão (2.472/141 mortes), Fazenda Coqueiro (2.420 casos/205 mortes) e Complexo do Lins (1.757 casos/143 mortes). 

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava 509.282 óbitos e 18.243.391 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL).

Fiocruz libera novo lote de vacinas 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou nesta sexta-feira que entregará  4,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) ao Ministério da Saúde (MS).

As doses serão repassadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e depois distribuídas aos estados e municípios. Só o Rio de Janeiro, sede da produção das vacinas, ficará com 217 mil doses, e o restante segue para o Ministério da Saúde. Também hoje, mais de três milhões de doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, chegaram ao Brasil e também, sábado (26). 

O governo dos Estados Unidos prometeu repassar de graça 80 milhões de vacinas contra o coronavírus aos países que mais precisam, e afirmou que equipes científicas e autoridades legais trabalharão juntas para garantir a entrega rápida

Favela em Desenvolvimento com inscrições abertas para aulas de cinema

A Favela em Desenvolvimento vai inaugurar oficinas de cinema. O processo seletivo já está rolando e as aulas começam na próxima sexta feira, 02/07. Se você tem entre 12 e 17 anos, corra já. Para inscrever-se, basta clicar aqui. E se você está em busca de um preparatório como um pré-vestibular, pré-Enceja, reforço escolar ou oficinas profissionalizantes, a iniciativa também oferece vagas. As inscrições estão abertas para alunos e professores.

Você é ‘cringe’?

Tem um termo novo no vocabulário: “cringe”. Mas não vá pensando que foi moleza não. O termo, que pode ser traduzido como “constrangedor”, “aflitivo”, marcou uma ‘’rinha’’ entre as gerações Z e os millennials. Quer saber se é ‘’cringe’’? Faça o teste

Mas cabe lembrar que…gíria boa ou termo com significado que resume A VIDA é o que nasce nas favelas, periferias e quebradas, seja você “xóven” ou “coroa”. Não tá ligado? 

Se liga nessa matéria que a incrível Maria Morganti clicando aqui.  

Maré de cultura

Notícia boa para quem não abre mão de um bom filme: o Itaú Cultural lançou uma plataforma de streaming com acesso gratuito! No catálogo, 135 títulos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Basta ser maior de 18 anos para realizar o cadastro no Itaú Cultural Play. Partiu maratona?

Em clima junino, o veterano Alceu Valença celebra a música nordestina em uma apresentação ao vivo nesta sexta-feira, dia 25 de junho, a partir das 20h, no canal oficial do Teatro Bradesco no Youtube. Perde não, bichinho da gota serena!

Neste sábado, 26 de junho, a Mostra Maré de Música chega à sua segunda edição do ano para esquentar os corações dos que estão com saudades de ouvir um dos ritmos mais tradicionais do território. Os Três Forrozeiros e Juliana Linhares farão mais um show ao vivo, às 19h, pelo Youtube da Redes da Maré, e vocês não podem ficar de fora!

Já está no ar o site do Museu Transgênero de História e Arte, o MUTHA, criado pelo artista e pesquisador trans Ian Habib. Dividida entre os temas Transespécie e Transjardinagem, a primeira exposição coletiva da instituição reúne trabalhos de 56 artistas. #DicaDoMeio

Começa amanhã o Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, que neste ano exibe 70 títulos, de documentários a animações, e homenageia a atriz Dira Paes. #DicaDoMeio 

Perdeu o conteúdo da semana? Confira nossos destaques! 

Segunda-feira (21/6)

“A pandemia ainda pode se agravar no Brasil”, diz Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid, ligado à Fiocruz, por Conexão Saúde
Ato nacional mobiliza religiosos e ativistas em memória às mais de 500 mil mortes por Covid-19 nesta segunda-feira, por Redação

Terça-feira (22/6)

“Nossas trajetórias não se resumem à escravidão”, por Fórum Grita Baixada
Mais 20 escolas municipais vão retomar o ensino presencial no Rio, por Redação
Com cortes de verbas, UFRJ pode fechar as portas em outubro, diz reitora Denise Pires de Carvalho; por Edu Carvalho

Quarta (23/6)

Sem oportunidade e acesso, juventude brasileira é marcada por incertezas e frustrações, por Edu Carvalho 
Festival de Cinema de Futebol abre inscrições, por Dani Moura
Prefeitura lança programa Aprendiz Cultural para oferecer renda e formação a jovens cariocas, por Redação

Sexta-feira (25/6)

Morador de Marcílio Dias torna-se referência pelo amor ao audiovisual, por Hélio Euclides
 Acesso à internet ainda é precário na Maré, por Amanda Pinheiro

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.