Desde novembro de 2022, a Lona Cultural Herbert Vianna, conhecida como ‘Lona da Maré’, veio passando por uma reforma geral em sua estrutura
A Lona Cultural Herbert Vianna, único equipamento público de cultura do Conjunto de Favelas da Maré, passou por reformas, está de cara nova e agora conta com mais estrutura para acolher e promover cultura para os moradores do território. Com as reformas, o espaço agora chama-se Areninha Cultural da Maré – Herbert Vianna.
Essa reforma faz parte de um programa de recuperação dos equipamentos culturais nas zonas suburbanas da cidade. A Lona da Maré e outras cinco (Vista Alegre, Santa Cruz, Guadalupe, Anchieta e Jacarepaguá) passaram por essas obras que proporcionaram uma maior acessibilidade a cada espaço.
| Já leu essas?
- Temporada gratuita de espetáculo de Lia Rodrigues no Centro de Artes da Maré
- Estudante escreve livro inspirado em evento do Parque União
Entre as novas instalações da Areninha estão a biblioteca Jorge Amado que oferece um ambiente climatizado dedicado a estudos e leitura, e ainda o “Quintal do Bira”, que proporciona um ambiente para interação e troca. Este segundo, é uma homenagem ao fotógrafo, poeta e comunicador popular da Maré, Bira Carvalho.
Aladia Araújo, gerente de livro e leitura, responsável pela Biblioteca Jorge Amado da Areninha fala da importância da reforma e desse novo momento.
“São esses equipamentos, principalmente a biblioteca, que são a porta de entrada para a cidadania. A partir desses equipamentos a gente tem a possibilidade de sonhar e conhecer um mundo que é muito diferente do que a gente vive. Ter a possibilidade de receber pessoas e atividades, coisas que não são do nosso cotidiano, mas passam a ser a partir do momento que temos mais infraestrutura. Espero que mais pessoas possam acessar esses equipamentos e sentir-se mais pertencentes”
Na última quarta-feira (22), a cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes, que falou para o Maré de Notícias sobre o impacto positivo ao longo prazo no território.
“As pessoas começam a frequentar mais. Você ouve os depoimentos de moradores que se formaram aqui. Temos que mostrar para a molecada que está aí que a cidade está aberta para eles e que tem um mundo diferente das mazelas do nosso dia a dia que são muitas, mas que sempre vamos buscar superar.”
O Secretário de Cultura Marcelo Calero, também esteve presente na inauguração e falou com o Maré de Notícias sobre o que muda para os moradores para além da estrutura do espaço.
“As pessoas agora têm conforto, têm segurança de um equipamento. Eu acho que um equipamento, quando ele ganha essa dimensão, ele faz com que todos se familiarizem com, inclusive, estar no equipamento de cultura. O que representa realmente você poder dar uma estrutura melhor para um artista, para ele poder ter todo, 100% do seu talento aproveitado, 100% do seu talento apresentado.”
O Maré de Notícias também participa da reinauguração do espaço, com o lançamento da exposição “Passa a Visão”, resultado da produção de fotógrafos que passaram pela primeira edição do Laboratório de Imagens do Maré de Notícias.
Alunos da pré escola, dos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professor Moacyr de Góes, Maria Amélia castro e Silva Belfort, e Cleia Santos de Oliveira lotaram a areninha para assistir ao espetáculo infantil “Sintonia Dominó” e mais tarde no Baile dos Crespinhos com MC Elis.
Confira a programação dos últimos dias
23/11 – quinta-feira
10h às 17h: Circuito Maré de Direitos
15h30h: Lançamento Escritores do Futuro
17h: Papo com autores: Renato Cafuzo e Jessé Andarilho (a confirmar)
19h: Abertura dos portões + música livre + visitação da exposição (Retirada dos ingressos pela plataforma Imply no dia 22/11, a partir das 16h ou na bilheteria do equipamento dia 24/11, no mesmo horário)
20h: Abertura Batalha Marginow
21h: Final grafite em cena
21h30: Segunda parte da Batalha Marginow
22h30 – MV Bill
23h30 até 00h – Encerramento com DJ
24/11 – sexta-feira
11h: Contação de história com Anderson Barreto
13h: Contação de história com Ialodê
18h: Abertura dos portões + música livre + visitação da exposição (Retirada dos ingressos pela plataforma Imply no dia 22/11, a partir das 16h ou na bilheteria do equipamento dia 24/11, no mesmo horário)
19h30: Nova Raiz (Roda de Samba embaixo)
21h30: DJ
22h15: Marcelle Motta e banda (Palco)
23h30 até 00h00: encerramento com DJ