Evento leva atividades pós-carnavalescas gratuitas para Fiocruz

Data:

‘Quero + Folia no Museu’ garante um dia inteiro de atividades no Museu da Vida

Um dia com muita festa, folia e brincadeiras vai tomar o Museu da Vida Fiocruz, logo após o Carnaval. No próximo sábado (24/2), das 10 às 16h, atração musical, atividades externas, oficinas, exposições e teatro dão o tom do “Quero + Folia no Museu”, um evento que vai abrir as portas da instituição e de seus famosos castelo e pirâmide para toda a família com ações lúdicas e gratuitas.

“Decidimos inovar esse ano e realizar um evento após o carnaval, trazendo para o nosso público o Quero + Folia no Museu”, explica Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida da Fiocruz. “O Carnaval é a manifestação cultural mais importante do nosso país. Queremos unir saúde, ciência e festa, oferecendo aos visitantes diversas atividades”, conclui.

O destaque do dia fica por conta do “Cortejinho por Um Dia”. O projeto, voltado para crianças de 6 a 12 anos, visa construir junto aos pequenos uma proposta coletiva de cortejo carnavalesco tocado e brincado. A equipe presente dará ferramentas para o desenvolvimento de um bloco de rua dentro do evento, através de oficinas de educação percussiva e  de história dos ritmos afro-brasileiros. As crianças terão contato com instrumentos percussivos e farão a reprodução coletiva dos ritmos tocados no carnaval de rua carioca. 

Na iniciativa, os participantes vão conferir brincadeiras populares em que as crianças aprendem a cantar cantigas do ritmo afro-brasileiro trabalhado, ao mesmo tempo em que tocam essas músicas e performatizam alguns aspectos que compõem as manifestações e bailados. Tudo isso vem acompanhado por um momento de fantasia e estímulo à imaginação através de contação de história acerca do ritmo.

O repertório é composto por ritmos como o funk, o maculelê, o ijexá,  o baião, a marchinha, o maracatu, o samba, o samba-reggae, o galope, entre outros.  A finalidade é proporcionar entretenimento formativo, apresentando às crianças a possibilidade de aprenderem elementos básicos das musicalidades de rua, e histórias de nossas identidades afroindígenas.

A programação do evento “Quero + Folia no Museu” inclui ainda a visita ao Castelo da Fiocruz e às exposições do Museu da Vida Fiocruz, além de uma Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas. Na parte da tarde, a peça “É o Fim da Picada” também promete divertir e sensibilizar o público para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue.

Confira a programação

Atração Musical

Cortejinho por um dia
Horário: 11h 
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade: livre

Oficinas de iniciação percussiva com ritmos do Carnaval carioca e, em seguida, um cortejo.


Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Horário: 10h às 16h 
Onde: Parque da Ciência (área externa) e pirâmide (área interna)  
Idade: livre 

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida.


Visita ao Castelo da Fiocruz
Horário: 10h às 16h 
Onde: Castelo da Fiocruz 
Idade: livre 

Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.   


Exposições

Aedes: Que Mosquito É Esse? 
Horário: 10h às 16h 
Onde: Castelo da Fiocruz 
Idade: livre 

Apresenta o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais. 


Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis 
Horários: 10h às 16h 
Onde: Cavalariça  
Idade: livre 

Apresenta o tema saúde em sua complexidade com 14 módulos, o público é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas da microscopia à saúde como fenômeno social.


Teatro

Peça ‘É O Fim da Picada!’
Horário: 13h30min 
Onde: Tenda Ciência Virgínia Shall 
Idade: a partir dos 12 anos 

Cenas de diálogo com o público para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.  


Oficina sobre Acessibilidade

Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas
Horário: 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: livre

Partiremos do básico de encadernação artesanal para construir um pequeno catálogo de texturas com a ideia de acessibilizar os mais diversos tipos de projetos com materiais de reuso, explorando assim, as diferentes sensorialidades.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17