Entidade Maré estreia o espetáculo ‘As Falas Dela’

Data:

Espetáculo participa da programação da 24° Mostra SESC Zona Norte com um circuito de apresentações, incluindo a Areninha Cultural Herbert Vianna na Maré.

As estratégias e relações de afeto entre uma mãe preta e uma bixa preta, ambas moradoras do conjunto de favelas da Maré, é palco para a discussão e reelaboração do trabalho informal e de suas perversidades. Como desconstruir relações de subalternidade? Quem é madame e quem é criada? Aqui as madames são crias.

Estrelando Preta QueenB Rull e Monique Rayson e com direção das irmãs Wallace Lino e Paulo Victor Lino, o projeto nasceu durante a pandemia em 2021, no festival de cenas curtas entre lugares. Na ocasião a cena foi contemplada com o prêmio de caracterização.

Em uma conversa entre as artistas Preta QueenB Rull e Wallace Lino, Preta apresentou o desejo de celebrar a bela relação com sua mãe, Shirley Mudesto e, assim, passaram a idealizar o encontro das duas juntas em cena como atrizes compartilhando suas memórias e afetos. No espetáculo, mãe e filha brincam com trechos do texto “As Criadas” (1947) de Jean Genet para criar seus universos e interlocuções com o trabalho informal. A peça convoca uma reflexão para a subalternização de categorias trabalhistas na realidade e vivência de empregadas domésticas, artistas, boleiras, manicures e ambulantes somados aos recortes de
gênero e raça da população LGBTQIAPN+ favelada.

O espetáculo As Falas Dela participa da programação da 24° Mostra SESC Zona Norte com um circuito de apresentações, incluindo a Areninha Cultural Herbert Vianna na Maré.

Se liga nas próximas datas:
21 de agosto 19h – Sesc Madureira (RJ) – R. Ewbank da Câmara, 90
23 de agosto 20h – Areninha Hebert Vianna (RJ) – R. Evanildo Alves, s/nº – Maré

Sobre o coletivo

O Entidade Maré foi criado em 2020 por artistas pretes LGBTQIAPN+ da Maré, com objetivo de apresentar a memória cultural LGBTQIAPN+ na inscrição deste território e da cidade. O projeto conta com colaboração de múltiplos artistas e técnicos a cada ação desenvolvida, entre elas a Ocupação Noite das Estrelas, indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria Energia Que Vem da Gente. O projeto é uma celebração e homenagem a memória dos antigos shows LGBTQIAPN+ da Maré das décadas de 80 e 90.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.