Eleições 2024: confira os novos locais de votação na Maré e saiba como justificar

Data:

Eleitores que não votarem e não justificarem o voto ficarão com dívidas eleitorais

Em poucas semanas acontecerão as eleições para os cargos de Vereador e Prefeito em todas as cidades do Brasil. Nas eleições municipais, a população elege seus representantes diretos, responsáveis pelos principais serviços da cidade. Recentemente, foi divulgado que 3 pontos tradicionais de votação no território foram realocados para fora da Maré, impactando a rotina do eleitorado. 

Confira os locais que foram alterados:

Antes:

CIEP Samora Machel e CIEP Elis Regina

Agora:

UNIGAMA

Avenida Brasil, 5843, Bonsucesso – Passarela 7.

Seções: 75, 76, 77, 78, 79, 129, 138, 142, 161, 173, 174, 175, 178, 183, 184, 185, 188, 192, 196, 198, 200

Antes:

CIEP Operário Vicente Mariano

Agora:

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Rua Luis Ferreira, 217 – Bonsucesso

Seções: 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 128, 143, 172, 189

Os demais pontos de votação na Maré não sofreram alterações. 

Quais documentos levar para votar:

Além de saber quais os cargos votar esse ano, é importante estar com o título de eleitor para votar.

Documento oficial com foto que podem ser: RG, Identidade Social, Passaporte, Carteira de Trabalho, CNH ou e-Título (exclusivo para quem já cadastrou as impressões digitais e possui fotografia no documento). O aplicativo do título de eleitor digital, pode ser baixado até a véspera da eleição.

Como justificar:

Caso no dia da eleição você estiver fora do seu local de votação, é possível dar uma justificativa e evitar muta por ausência nas urnas.

Você pode justificar acessando o aplicativo e-Titulo ou indo até um local de votação mais próximo perante as mesas receptoras de voto. No dia do pleito, o download do aplicativo será suspenso para evitar instabilidade no sistema.

Para quem precisa justificar depois do período eleitoral, basta comparecer em qualquer zona eleitoral até 5 de dezembro de 2024 para justificar o 1° turno e até 7 de janeiro de 2025 para justificar eventual segundo turno. Confira as unidades eleitorais pelo site do TSE (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/)

Caso o eleitor não vote e não justifique, será cobrada uma multa no valor de R$ 3,51, por cada turno de eleição.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca