Apesar da greve dos garis, funcionários das associações de moradores da Maré realizam coleta de lixo

Data:

Ainda assim o volume de lixo nas ruas da Maré é enorme. Paralisação, considerada ilegal pela Justiça, já dura trê dias na cidade. 

Por Edu Carvalho, em 31/03/2022 às 15h.

Com a paralisação desde a noite de segunda-feira (28/3) dos funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que cobram melhores condições de trabalho e reajuste salarial, varredores ligados às associações de moradores espalhadas pela Maré têm feito a coleta de lixo local. É o caso da Associação de Moradores da Nova Holanda, que conta com equipe nas ruas desde terça-feira (29), quando moradores registraram acúmulo de lixo em todo o conjunto de favelas. 

Mas como era de se esperar, a mobilização das associações locais não supre o contingente de lixo produzido: “o pior é o acúmulo de lixo em determinados pontos da rua gerando um mais estar visual e um cheiro péssimo. Ainda mais sendo uma rua com vários comércios e restaurantes. Junta com o esgoto entupido e fica um horror”, reclama a moradora da Rua Roberto da Silveira, uma das mais movimentadas ruas do Parque União, que recebe um grande movimento de estabelecimentos de gastronomia e duas feiras de ruas semanais.

De acordo com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco-Rio), 80% dos profissionais aderiram à greve, e os impactos são percebidos por toda a cidade. 

Em comunicado oficial, a Comlurb informou que por conta da greve ilegal dos garis, está com um plano de contingência em andamento para não deixar de atender à população. 

“Os serviços essenciais da Companhia, portanto, devem ser mantidos em toda a cidade, conforme previsto na rotina. Atrasos pontuais inerentes à condição de greve estão sendo contornados pelas equipes operacionais’’. Também na nota, a Companhia pede a colaboração dos cidadãos para que, neste período, mantenham a cidade limpa, ‘’respeitando dia e horário da coleta e descartando corretamente o lixo’’. 

Este se torna um pedido importante, justamente porque há previsão de chuvas para os próximos dias. De acordo com o ClimaTempo, uma frente fria avança para as regiões Sul e Sudeste do país na madrugada de quinta-feira (31/3). ‘’Este sistema vai fazer o mês fechar com uma grande virada no tempo no estado de São Paulo e também em parte do Rio De Janeiro’’. “Eu nunca havia tido impacto direto com as chuvas na comunidade. Quando ocorriam sempre eram duas casas antes da minha, porque a rua tem uma leve inclinação e minha casa fica mais alta. Mas na última chuva o bueiro (único que tem aqui perto) fechou com lixos e a água chegou na minha calçada. No dia a comlurb havia recolhido o lixo. Imagina agora com todos esse lixo nas ruas”, comenta Verônica Pires a também moradora do Parque União, da Rua Darci Vargas, que abriga um valão que frequentemente transborda em dias de fortes chuvas.

Em janeiro deste ano, o Maré de Notícias Online publicou matérias com enfoque na questão de acesso à serviços básicos de limpeza, como a coleta de lixo e o prejuízo de seu descarte indevido à região, num debate anterior à greve dos garis. No site, também teve espaço para tratar das mudanças ambientais e seus impactos nas favelasalém do risco de alagamento em todo o território. 

A Comlurb lembra que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) alertou para a necessidade de manter a rotina de trabalho, evitando qualquer ação que impeça os garis de trabalhar, com multa diária ao Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de R$ 200.000,00, além de configurar um crime contra a organização do trabalho.”

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos