Após reunião com prefeitos, ministro Pazuello afirma que vacinação começa dia 20 de janeiro

Data:

Reunião com mais de 130 prefeitos aconteceu virtualmente nesta manhã

Foto: Carolina Antunes/PR

Por Edu Carvalho, em 14/01/2021 às 13h30

Logo depois do fim da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prefeitos afirmaram nesta quinta-feira que a vacinação no Brasil deve começar na próxima quarta-feira, dia 20. A data teria sido definida pelo próprio ministro.

Em entrevista ao vivo na GloboNews, o presidente da FNP Jonas Donizette disse que a orientação dada aos prefeitos é que o chamamento da população seja feito via secretarias de assistência social e saúde, com base nos cadastros que os municípios detêm. 

‘’O Brasil têm uma estrutura de saúde básica única no mundo, e é claro que tem lugares que são mais carentes e precisam de apoio’’, disse, em referência aos pólos de Unidade Básica de Saúde, onde serão vacinadas as pessoas. Em relação a compra por clínicas privadas, Donizette apontou que a decisão é concentrar a distribuição através do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

A Frente Nacional dos Prefeitos disse ainda que, na reunião, Pazuello apresentou a seguinte previsão de quantas doses de vacina o país terá nos próximos meses. A ideia é: 

Janeiro: 8 milhões

Fevereiro: 30 milhões

Abril: 80 milhões

Cabe lembrar que, na próxima segunda, dia 18, chegam duas milhões de doses da Astrazeneca/Oxford, trazidos diretamente da Índia. Há também seis milhões de doses da Coronavac, produzida entre o laboratório SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, promete dar o veredito sobre as documentações apresentadas pelos dois laboratórios no próximo domingo, dia 17.  

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Rio2C encerra encontro com representatividade mareense

Raphael Vicente, Dj Renan Valle, Geisa Lino foram alguns dos mareenses presentes no maior encontro de criatividade da América Latina