Arena Carioca Dicró abre inscrições para Ensaios Abertos

Arena Carioca Dicró abre inscrições para Ensaios Abertos

Chamada Pública vai contemplar grupos e artistas para ocupação do espaço cultural

Por Observatório de Favelas, em 06/10/2021 ás 09h30

A Arena Carioca Dicró, localizada na Penha, abre inscrições para os Ensaios Abertos, de 4 até 15 de outubro, para grupos culturais e artistas para ocupação do espaço entre os meses de outubro e novembro de 2021. A chamada pública irá contemplar quatro propostas de linguagens artísticas diversas, como dança, teatro, circo, música e outras.

A iniciativa nasceu em 2017, da vontade de contribuir para o desenvolvimento de propostas no campo cultural, através de cessão de espaço para ensaios, captura e sessões de registros audiovisuais. O projeto foi interrompido em decorrência da crise sanitária de Covid-19 em que espaços culturais tiveram suas atividades presenciais canceladas, interrompidas ou adaptadas para o formato virtual.

Para a coordenadora da Arena Dicró, Gisele Jacob, atividades culturais e artísticas possuem em sua natureza a coletividade e o encontro de pessoas, em relação às equipes, profissionais da arte e ao público, o que foi comprometido devido à pandemia. Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas de distanciamento social, as atividades artísticas presenciais retornam com segurança:

“Ainda que grande parte dos artistas tenham se reinventando adaptando suas trocas para o formato online, sabemos como os conteúdos são potencializados nos encontros presenciais, sobretudo quando se trata de desenvolvimento de ideias e criação artística. A edição 2021 do Ensaios Abertos, também prevê proporcionar para os contemplados um retorno aos encontros presenciais, bem como voltar a oferecer para o público essa experiência, cumprindo todas as orientações e regras de segurança”, orienta Gisele

Os ensaios serão abertos a toda a comunidade, que através disso poderão ter acesso ao processo de construção artística de um show ou espetáculo. Vale destacar que em atendimento ao decreto municipal, a entrada no espaço cultural só será permitida mediante apresentação do comprovante de vacinação bem como uso de máscara obrigatório.

As ocupações da edição de 2021 dos Ensaios Abertos acontecem de 26 de outubro a 18 de novembro. Cada semana, um grupo ou artista contemplado ocupará o espaço da Arena Dicró para realizar seus ensaios. No dia 19/11 acontece a apresentação final do projeto.

Cronograma

Chamada Pública/Inscrições: 04 a 15/10

Inscrições Gratuitas no link: https://bityli.com/EnsaiosAbertos2021

Seleção dos grupos: 19/10

Divulgação dos resultados: 21/10

Reunião com selecionados: 22/10 

Período Ensaios: 26/10 a 18/11

Apresentação final: 19/11

Sobre a Arena Carioca Dicró

Inaugurada em junho de 2012, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, em nome homenageia um grande artista, intérprete e compositor da música popular brasileira, morador da Leopoldina. O espaço destaca-se por ser um grande centro de difusão de produtos artísticos, de formação em diversas linguagens artísticas dentre elas balé Infantil, teatro juvenil, aulão de passinho, dança de salão, dança árabe, capoeira, circo. Além de possuir um teatro com capacidade para 338 pessoas.

Sobre o Observatório de Favelas

Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Muitos em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Realização – Observatório de Favelas e Secretaria Municipal de Cultura RJ

Parceria – Donna Natureza

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.