Ato nacional mobiliza religiosos e ativistas em memória às mais de 500 mil mortes por Covid-19 nesta segunda-feira

Data:

Ato no Rio acontecerá às 18h da tarde, na Cinelândia

Por Redação, em 21/06/2021 às 9h15

A capital carioca junta-se a outras cidades no país na realização de um ato que não deveria existir. Ninguém desejaria que o Brasil alcançasse o número de 500 mil mortes por Covid-19. Chegarmos nessa marca demonstra a ausência do Estado na articulação eficaz para o fortalecimento de políticas públicas e estratégias de proteção e cuidado com a população brasileira. O ato “500 velas em memória das 500 mil vidas vítimas do Covid-19” ocorre na cidade do Rio de Janeiro hoje (21/06), às 18h, na Cinelândia.


Um ato plural de memória e justiça que reune lideranças religiosas diversas, ativistas de movimentos sociais e familiares de vítimas da Covid-19. A pauta da manifestação é um lamento coletivo que busca homenagear as pessoas que se foram, acolhendo afetivamente suas famílias, e também reivindicar vacinação para todos, auxílio emergencial e ações de combate à fome para as mais de 19 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, segundo a pesquisa VIGISAN.

A fim de não gerar aglomerações a atividade presencial será com público reduzido, mas estruturado de maneira híbrida com transmissão online e participação virtual de muitas lideranças inter-religiosas. Pastora Lusmarina Garcia, Leonardo Boff, Patricia Tolmasquim, pastor Henrique Vieira são alguns confirmados.

Além deles este ato conta com apoio da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Coletivo Memória e Utopia, Paz e Esperança Brasil, Instituto Casa Comum, Judeus pela Democracia, Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação – CJPIC, Movimento de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras, entre outras instituições.

Nesse sentido, a articulação dos diferentes segmentos da sociedade civil que realizam esses atos é encontrar coragem e esperança no coletivo, transformando nosso luto em luta para que não haja ainda mais mortes pela pandemia e endemias sociais entranhados em nosso
país.

SERVIÇO
500 velas em memória de 500 mil vidas vítimas do Covid-19
Data: 21 de junho
Horário: 18h
Local: Cinelândia/RJ
Evento online pelo Facebook Respira Brasil Rio

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Rio2C encerra encontro com representatividade mareense

Raphael Vicente, Dj Renan Valle, Geisa Lino foram alguns dos mareenses presentes no maior encontro de criatividade da América Latina