BBB24: Conheça Affonso Dalua, artista da Maré que teve suas obras exibidas durante festa do líder

Data:

Com experiências artísticas que vão da pintura, teatro à fotografia, obras do artista chegam ao BBB24 para representar a Maré a partir do afeto 

Affonso Dalua, o artista multilinguagem do Conjunto de Favelas da Maré, teve suas fotos e vídeos exibidos nesta quarta-feira na casa mais vigiada do Brasil, o Big Brother Brasil (BBB24). As fotos foram exibidas durante a festa do líder Lucas Henrique (Buda), também da Maré. 

“Mano, é a minha favela, é a Maré.”, dizia Lucas emocionado enquanto via as fotos de Dalua.

Com 27 anos de vida, sendo uma década dedicada à fotografia que vai além do simples clique da câmera, Affonso tem um propósito direcionado e político. Ele afirma: “Penso a arte, no significado mais amplo da palavra, como um caminho para a produção de conhecimentos e tecnologias faveladas de afeto e enfrentamento às fobias que atravessam os marcadores sociais que definem minha existência.”

Isso significa que, para além de capturar imagens de paisagens ou pessoas, Dalua busca, com seu olhar cuidadoso e político, apresentar a Maré não como ausência em um território favelado frequentemente estigmatizado pela mídia, mas como um local diverso e potente, narrado através de suas imagens. Ele chama isso de construção imagética.

Uma das fotos exibidas no durante a festa do líder no BBB24 desta quarta-feira | Foto: Affonso Dalua

“A fotografia para mim representa um espaço de resgate de narrativas e memórias, um lugar onde construo a minha arte, a partir do meu território, o lugar onde me afirmo quanto um fotógrafo LGBTQIAPN+ que pauta não só esses corpos, mas outras narrativas que me atravessam e me fazem mergulhar nas memórias da Maré enquanto um favelado que pulsa arte e respira resistência.”, afirma o artista. 

Compondo a equipe do Maré de Notícias, Affonso também mostra sua intimidade com a fotografia enquanto diagramador do jornal impresso que circula no território. Sobrepondo as imagens com o texto, rompendo com os formatos considerados tradicionais, entregando capas e páginas que ‘dão gosto’ à leitura. Ao ser questionado sobre o sentimento de ver suas obras no Big Brother, ele destaca a importância do reconhecimento. 

“Felicidade de saber que minhas obras são reconhecidas quanto potência, e estar ocupando esse espaço enquanto um artista favelado é muito importante para reforçar que minhas obras tem impacto visual na cultura imagética carioca”. 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Affonso Dalua, basta acessar @affonsodalua no Instagram.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Narrativas ancestrais e lendas folclóricas preservam a memória da Maré

Os saberes ancestrais são passados de geração em geração através da oralidade. Assim como as lendas folclóricas, as narrativas e o conhecimento dos mais antigos tem alcançado diferentes formatos para preservar a memória do território.

Em ano olímpico, Maré segue em busca por mais investimentos no esporte

Atletas da base lutam para conseguir sustento através do esporte e mesmo tendo a primeira Vila Olímpica do Rio de Janeiro, os atletas da Maré ainda enfrentam dificuldades para sobreviver das modalidades esportivas.