Biblioteca Nélida Piñon, em Marcílio Dias, oferece curso de refrigeração

Data:

Leitores tem a oportunidade de aprender uma atividade profissional

Por Hélio Euclides, em 18/02/2021 às 10h

Editado por Edu Carvalho

Uma biblioteca leva sabedoria para os seus leitores por meio de livros, mas quando as dificuldades se impõem à vida desses leitores, o espaço pode ir além do que um simples abrigo para histórias. É o caso da Biblioteca Comunitária Nélida Piñon, localizada em Marcílio Dias, que, tendo como vizinho um local para manutenção de refrigeradores, percebeu que poderia unir forças proporcionando conhecimento por meio de um curso. Assim nasceu o Prorema – Projeto Refrigera Maré, um curso livre de refrigeração que reúne 15 futuros profissionais. A iniciativa tem apoio do Rotary Club Mercado São Sebastião, e já está com fila de espera.

“Nosso vizinho Ailson Araújo trabalhou a vida toda com refrigeração. Ele tem uma bancada na frente que utilizava para ajudar aos moradores, fazendo pequenos reparos. Conversando, surgiu a ideia de ensinar a profissão, e que poderia ser uma oportunidade de renda extra ou mesmo um salário”, comenta Geraldo Oliveira, coordenador da biblioteca e do curso. As aulas começaram no início de fevereiro e têm como principal objetivo capacitar e profissionalizar jovens e adultos, ajudando-os a entrar no mercado de trabalho em parceria com o Programa Jovem Aprendiz e o Balcão de Empregos. O curso terá duração de até cinco meses, ocorrendo duas vezes por semana, nas segundas e quartas, das 8h às 10h. A carga horária total será de 40 horas. Para que o aluno seja aprovado, é necessária a presença em 70% do curso, composto por aulas teóricas e práticas.

Um diferencial é que o aluno que desejar pode chegar 15 minutos antes e saborear um café da manhã no local. Além de alimentação, as aulas são gratuitas. No curso, será trabalhado: noções de eletricidade; termodinâmica; instalações do refrigerador; identificação do circuito elétrico do refrigerador e condicionador de ar; preparação de tubos para solda e conexão; processo de soldagem; ciclo de refrigeração; identificação dos componentes do sistema de refrigeração; manômetro; reparos do refrigerador e condicionador de ar; cálculo de carga térmica; instalação do condicionador de ar; boas práticas da refrigeração; recolhimento do gás refrigerante; evacuação e desidratação do sistema; e carga de fluído refrigerante.

“O curso de refrigeração está sendo muito importante para nós moradores. Essa iniciativa está nos dando uma oportunidade de adquirirmos uma profissão. E quem já tem uma profissão poder ter uma outra renda extra como complemento. É a primeira turma do curso de refrigeração, mas acredito que não vai parar por aí, pois o projeto é muito bom, com todos bem empenhados”, diz Rodrigo Pessoa, aluno. O próximo passo é expandir o curso para outras favelas. “Já há duas comunidades interessadas. Sem auxílio emergencial e emprego temos que partir para capacitação dos jovens e adultos, para conseguir levar o sustento para casa”, conclui Geraldo. 

A Biblioteca Comunitária Nélida Piñon e Cordelteca Antônio de Araújo – Campinense fica localizada na Travessa Luiz Gonzaga, 58, Marcílio Dias, Maré. Quem desejar ajudar o projeto é só entrar em contato por WhatsApp: (21) 98827-0928, ou e-mail: [email protected].

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca