Pesquisadores alertam: mesmo com casos de covid em queda, é preciso cautela na retomada de atividades

Galpão Ritma – Centro de Testagem de COVID-19 do Conexão Saúde. Parceria da Redes da Maré com a SAS Brasil e a Dados do Bem. Foto © Douglas Lopes / Redes da Maré.

Pesquisadores alertam: mesmo com casos de covid em queda, é preciso cautela na retomada de atividades

Boletim Conexão Saúde – De Olho No Corona reforça que, apesar da sociedade brasileira viver um novo momento da pandemia, medidas restritivas ainda precisam ser mantidas para evitar novo descontrole

Por Edu Carvalho, em 12/11/2021 às 14h

Com a queda de casos e mortes por covid-19 no país, a volta às aulas e ao trabalho presencial, além da realização de eventos que têm marcado os últimos meses do ano de 2021, um novo momento da pandemia é vivenciado pela população. Mas pesquisadores apontam que o estágio atual exige cautela para a retomada das atividades feitas anteriormente à propagação do coronavírus.

É o que sinaliza o mais recente Boletim Conexão Saúde – De Olho No Corona, divulgado nesta sexta-feira (12). Nele, indicações de especialistas sobre as medidas que devem seguir durante os próximos meses, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higiene constante das mãos. A manutenção dos cuidados é ainda mais importante nos ambientes fechados e com possíveis aglomerações. Iniciativas como a exigência do passaporte da vacina, adaptação de ambientes de trabalho e salas de aula para maior distanciamento e ventilação também farão parte do processo de transição para a mudança de uma pandemia para endemia (quando a disseminação de um vírus atinge apenas determinada região ou grupo).

O panorama traz novos números coletados na Maré. No último mês, o número de adolescentes vacinados com a primeira dose avançou consideravelmente na conjunto de favelas, chegando ao total de 11.998 adolescentes de 12 a 17 anos (a população da Maré é composta por 31% de crianças e adolescentes e 23% de jovens entre 18 a 23 anos). Porém, o número das pessoas nesta faixa etária vacinadas com a segunda dose – ou seja, com o esquema vacinal completo – ainda é baixo, somando apenas 33 jovens até o final do mês de outubro.

Segundo Painel Rio Covid-19, o montante acumulado de casos notificados na cidade do Rio de Janeiro até o dia 08/11 é de 487.899 casos e 35.095 óbitos. Desse número, 10.253 casos e 380 óbitos são na Maré. Manguinhos notificou, até a mesma data, 2.051 casos e 120 óbitos. O total de casos confirmados na Maré passou de 724 no mês de setembro para 875 em outubro, representando um aumento de 20,9%, enquanto o total de óbitos notificados passou de 9 para 5 (-44,4%).

Ainda em relação aos números produzidos pelo projeto “Conexão Saúde: de Olho na Covid”, até o final do mês de outubro de 2021 foram coletadas 39.811 amostras para testes no Centro de Testagem da Maré (Galpão Ritma), sendo 3.721 com resultado positivo para PCR e 5.553 com resultado positivo para sorologia (IGG). Já em Manguinhos, foram coletadas 6.275 amostras, 787 com resultado positivo para PCR e 87 com resultado positivo para sorologia (IGG). 

Os atendimentos, realizados pelo SAS Brasil, iniciaram na Maré em julho de 2020. Desta data até 25 de outubro foram realizados 14.019 atendimentos de telessaúde (consultas médicas e psicológicas). 

O Programa de Isolamento Domiciliar Seguro consiste no acompanhamento social às famílias com pessoas infectadas pelo vírus e tem como objetivo oferecer orientação para o cuidado, medidas de prevenção e fornecer insumos como kits de limpeza, higiene e alimentação, contribuindo para o isolamento domiciliar no período da recuperação. 

Até o final de outubro, 1.228 moradores foram incluídos no programa e 12 casos ainda estão em acompanhamento. Ao fim do período de isolamento, formulários de avaliação foram aplicados entre pessoas que participaram do programa e, até esta mesma data, 98% das pessoas conseguiram manter o isolamento por 14 dias ou mais.

Para mais informações, clique aqui

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.