GRATUITO: Com formação técnica, Escola Firjan Sesi abre vagas para o Novo Ensino Médio em todo Rio

Foto: Divulgação

GRATUITO: Com formação técnica, Escola Firjan Sesi abre vagas para o Novo Ensino Médio em todo Rio

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 15 de novembro

Por Gracilene Firmino, em 12/11/2021 às 09h28. Editado por Edu Carvalho

Jovens do Estado do Rio de Janeiro, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo da Escola Firjan Sesi para o Novo Ensino Médio. Com 16 unidades distribuídas pelo Rio, a instituição está oferecendo 2.320 vagas, com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan Senai. Podem concorrer às vagas jovens com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salários mínimos. As oportunidades são para aulas em turno integral, para 2022. As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 15 de novembro no site www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio.

Há disponibilidade de vagas em diversos bairros da Região Metropolitana do Rio. São 1.440 oportunidades somando todas as unidades. Entre elas, Laranjeiras, 152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD; Maracanã, 228 vagas ampla concorrência e 12 vagas PCD; Tijuca, 152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD; Duque de Caxias, 152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD; Nova Iguaçu, 76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD; e São Gonçalo, 304 vagas ampla concorrência e 16 vagas PCD.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos. Para verificar esse critério, é preciso somar as rendas brutas de todos os membros de uma família e dividir pelo total de membros. Se o valor for igual ou menor a 1,5 salários mínimos, o critério é atendido. Por exemplo, se em uma casa, moram cinco pessoas e apenas uma delas possui renda, de R$ 2.000. A renda per capita dessa família é de R$ 400, resultado de 2.000 dividido por cinco. Alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade – confira detalhes no edital. 

Também é necessário apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2022. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Novo Ensino Médio

Com a nova legislação, o Novo Ensino Médio da Firjan Sesi agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com o Senai, com diferentes possibilidades em cada escola. Os alunos também vão poder complementar sua formação em áreas de conhecimento escolhidas a cada ano. A proposta do programa inclui, a Base Nacional Comum Curricular referente à formação geral, a formação técnica e  ainda Áreas de Conhecimento e de Inovação. O horário será integral e haverá aulas aos sábados.

Entre as áreas de formação técnica: Informática, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletroeletrônica, Design Gráfico, Programação de Jogos Digitais, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Confeitaria, Edificações, Logística, Planejamento e Controle de Produção e Segurança do Trabalho.

O edital completo também está disponível no site da Escola Firjan Sesi www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio. No ato da inscrição, os candidatos têm que anexar alguns documentos. Cada um deles deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg). Os locais de prova serão divulgados (on-line) às 13h do dia 26 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 4 de dezembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.