Facebook garante que não é possível hackear aparelho a partir de vídeos no WhatsApp
Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)
Circula nas redes sociais uma imagem que alerta os usuários do WhatsApp para não clicarem no vídeo chamado “Argentina está conseguindo”, sob o risco de ter sua conta no aplicativo invadida. O vídeo mostraria como a curva de Covid-19 estaria se achatando na Argentina. O conteúdo foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:
“No WhatsApp começará a circular um vídeo que mostra como a curva de covid-19 está se achatando na Argentina. O arquivo se chama “Argentina está conseguindo”, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma.”
Trecho da mensagem que está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp
FALSO
A informação é falsa. Não há informações de que alguém de fato tenha recebido o vídeo. O Facebook, proprietária do WhatsApp, garante que não é possível hackear contas de WhatsApp por meio de vídeo. Além disso, a curva de casos de Covid-19 na Argentina não está se achatando. De acordo com publicação oficial da Casa Rosada, sede da presidência argentina, as medidas de isolamento e distanciamento social tiveram de ser estendidas por mais 14 dias. Houve inclusive uma nova escalada de mortes por Covid-19 na Argentina, que ocupa a 10ª posição no ranking global dos países com mais mortes por 1 milhão de habitantes.
Em 2019, aconteceu um bug e houve um erro parecido ao descrito, mas o Facebook se pronunciou e corrigiu a tempo que nenhum usuário fosse prejudicado.
Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.