#CaiuNaRede: É falso que vídeo “Argentina está conseguindo” vai hackear seu celular

Data:

Facebook garante que não é possível hackear aparelho a partir de vídeos no WhatsApp

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais uma imagem que alerta os usuários do WhatsApp para não clicarem no vídeo chamado “Argentina está conseguindo”, sob o risco de ter sua conta no aplicativo invadida. O vídeo mostraria como a curva de Covid-19 estaria se achatando na Argentina. O conteúdo foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“No WhatsApp começará a circular um vídeo que mostra como a curva de covid-19 está se achatando na Argentina. O arquivo se chama “Argentina está conseguindo”, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma.”

Trecho da mensagem que está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação é falsa. Não há informações de que alguém de fato tenha recebido o vídeo. O Facebook, proprietária do WhatsApp, garante que não é possível hackear contas de WhatsApp por meio de  vídeo. Além disso, a curva de casos de Covid-19 na Argentina não está se achatando. De acordo com publicação oficial da Casa Rosada, sede da presidência argentina, as medidas de isolamento e distanciamento social tiveram de ser estendidas por mais 14 dias. Houve inclusive uma nova escalada de mortes por Covid-19 na Argentina, que ocupa a 10ª posição no ranking global dos países com mais mortes por 1 milhão de habitantes.

Em 2019, aconteceu um bug e houve um erro parecido ao descrito, mas o Facebook se pronunciou e corrigiu a tempo que nenhum usuário fosse prejudicado.


Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca