#CaiuNaRede: É falso que vídeo “Argentina está conseguindo” vai hackear seu celular

Data:

Facebook garante que não é possível hackear aparelho a partir de vídeos no WhatsApp

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais uma imagem que alerta os usuários do WhatsApp para não clicarem no vídeo chamado “Argentina está conseguindo”, sob o risco de ter sua conta no aplicativo invadida. O vídeo mostraria como a curva de Covid-19 estaria se achatando na Argentina. O conteúdo foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“No WhatsApp começará a circular um vídeo que mostra como a curva de covid-19 está se achatando na Argentina. O arquivo se chama “Argentina está conseguindo”, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma.”

Trecho da mensagem que está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação é falsa. Não há informações de que alguém de fato tenha recebido o vídeo. O Facebook, proprietária do WhatsApp, garante que não é possível hackear contas de WhatsApp por meio de  vídeo. Além disso, a curva de casos de Covid-19 na Argentina não está se achatando. De acordo com publicação oficial da Casa Rosada, sede da presidência argentina, as medidas de isolamento e distanciamento social tiveram de ser estendidas por mais 14 dias. Houve inclusive uma nova escalada de mortes por Covid-19 na Argentina, que ocupa a 10ª posição no ranking global dos países com mais mortes por 1 milhão de habitantes.

Em 2019, aconteceu um bug e houve um erro parecido ao descrito, mas o Facebook se pronunciou e corrigiu a tempo que nenhum usuário fosse prejudicado.


Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17