#CaiuNaRede: Eduardo Paes sancionou lei que proibia Uber no Rio, mas em 2016

Data:

Notícia voltou a circular em grupos de WhatsApp como se fosse atual

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais um print de uma notícia de que Eduardo Paes teria sancionado uma lei proibindo o Uber no Rio de Janeiro. A publicação informa também que o transporte de passageiros em carros particulares só pode ser feito por taxistas. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Eduardo Paes sanciona lei que proíbe Uber no Rio de Janeiro”

Trecho de notícia que circula em grupos de WhatsApp

VERDADEIRO, MAS

A informação é verdadeira, mas foi publicada em novembro de 2016 pelo portal de notícias G1. Mesmo naquela época, os motoristas de Uber do Rio de Janeiro poderiam continuar a trabalhar, pois uma decisão judicial garantia que a prefeitura do Rio nem o Departamento de Transportes Rodoviários Terrestres (Detro) poderiam impedir o serviço. Portanto, a lei sancionada pelo então prefeito do Rio, Eduardo Paes, não mudou essa situação.

O ex-prefeito Eduardo Paes (e agora prefeito eleito do Rio) fez uma postagem em sua página desmentindo que a informação seja atual.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Escutar o povo negro é fortalecer a democracia 

Texto escrito por Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial do Brasil exclusivamente para o Maré de Notícias

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.

Ondas de calor como tema no G20 o que são e como enfrentá-las?

Este ano, todos os olhares estão voltados para o G20, evento que reúne os países com as maiores economias do mundo anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.