#CaiuNaRede: Eduardo Paes sancionou lei que proibia Uber no Rio, mas em 2016

Data:

Notícia voltou a circular em grupos de WhatsApp como se fosse atual

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais um print de uma notícia de que Eduardo Paes teria sancionado uma lei proibindo o Uber no Rio de Janeiro. A publicação informa também que o transporte de passageiros em carros particulares só pode ser feito por taxistas. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Eduardo Paes sanciona lei que proíbe Uber no Rio de Janeiro”

Trecho de notícia que circula em grupos de WhatsApp

VERDADEIRO, MAS

A informação é verdadeira, mas foi publicada em novembro de 2016 pelo portal de notícias G1. Mesmo naquela época, os motoristas de Uber do Rio de Janeiro poderiam continuar a trabalhar, pois uma decisão judicial garantia que a prefeitura do Rio nem o Departamento de Transportes Rodoviários Terrestres (Detro) poderiam impedir o serviço. Portanto, a lei sancionada pelo então prefeito do Rio, Eduardo Paes, não mudou essa situação.

O ex-prefeito Eduardo Paes (e agora prefeito eleito do Rio) fez uma postagem em sua página desmentindo que a informação seja atual.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.