Começa hoje obrigatoriedade de ‘Passaporte da vacina’ no Rio

Será exigida a comprovação da vacinação – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Começa hoje obrigatoriedade de ‘Passaporte da vacina’ no Rio

Decisão visa assegurar imunização e continuidade dos protocolos sanitários em espaços públicos da cidade

Por Edu Carvalho, em 15/09/2021 às 8h05

A partir desta quarta-feira (15), o carioca que quiser entrar em ambientes como estádios e ginásios, cinemas, teatros, museus, academias, convenções e conferências terá de apresentar a comprovação das vacinas contra a covid-19. E não só: a medida será obrigatória aos cidadãos que tiverem cirurgias eletivas marcadas nas redes pública e privada.

O anúncio foi publicado em Diário Oficial no fim do mês de agosto, mas só entra em vigor a partir de hoje por uma manutenção que foi precisou ser feita na plataforma digital ConecteSUS, que concentra as principais informações dos brasileiros no Sistema Único de Saúde, o SUS. Outras formas de se obter o comprovante da imunização são a própria com a caderneta física de vacinação ou um papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde. Aqueles que fraudarem o documento poderão ser multados no valor de R$ 1 mil.

Ainda sobre o ConecteSus, a Prefeitura do Rio criou uma central para tirar dúvidas sobre o aplicativo. A iniciativa foi feita para auxiliar na divulgação de informações necessárias, sobretudo, para o registro da vacinação digital. Em caso de dúvidas ou dados incorretos sobre o registro de vacinação no programa, é necessário enviar o relato do problema, anexando foto do comprovante de vacinação, de um documento de identificação com foto e CPF, para o e-mail suporteconectesus@rio.rj.gov.br.

Inicialmente, a exigência do ‘passaporte’ gerou tensão entre o prefeito da cidade do Rio de Janeiro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No dia em que a decisão foi anunciada, Queiroga mostrou insatisfação com o decreto. “Passaporte não ajuda. Tudo que é imposição, que é lei…E você começar a restringir a liberdade das pessoas, exigir um passaporte, carimbo, querer impor por lei uso de máscaras pra tá multando as pessoas, indústria de multa, nós somos contra isso”, afirmou à imprensa.

No Brasil, adotam a nova regra as cidades de São Paulo e Florianópolis. Mundo afora, Nova York e Paris possuem a mesma exigência.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.