Confira o que abre e fecha durante feriado de Corpus Christi

Alexandre Schneider/Getty Images

Confira o que abre e fecha durante feriado de Corpus Christi

Por Edu Carvalho, em 03/06/2021 às 22h53

Nesta quinta-feira (3), celebra-se o Dia de Corpus Christi, como parte do calendário da Igreja Católica. Geralmente a data é considerada ponto facultativo e ocorre costumeiramente no início de junho em diversos estados.

No Rio, às 7h, o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta abençoa a cidade com o Santíssimo Sacramento, diretamente do Santuário do Cristo Redentor. Uma missa está prevista, às 10h, na Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Já às 15h, uma carreata sai da Igreja da Candelária, no Centro, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde às 15h30 será celebrada uma missa solene.

O comércio e o setor de serviços tem jornada reduzida ou não abrirá nesta quinta. Veja:

Shoppings

Zona Norte

Nova América em Del Castilho e o Shopping Boulevard em Vila Isabel, lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e as opções de alimentação das 11h às 22h. Já no Madureira Shopping as lojas e quiosques funcionarão das 15h às 21h e as opções de alimentação das 12h às 21h.

No NorteShopping e Shopping Tijuca as âncoras, lojas satélites, quiosques e serviços funcionarão das 13h às 21h. Bares, lanchonetes e restaurantes funcionam das 11h às 22h no NorteShopping e de 12h às 22h no Shopping Tijuca. 

Zona Sul

Shopping Botafogo Praia: lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e os restaurantes das 12h até 21h. O Shopping Leblon segue a seguinte grade: Alimentação até as 22h e Lojas de 15h às 21h.

Zona Oeste

No Recreio Shopping o horário das lojas é das 13h às 21h e da alimentação de 12h às 21h. Já o Via Parque Shopping abre as Lojas e quiosques de 15h às 21h; Restaurantes e lazer de 12h às 22h e Praça de alimentação de 11h às 22h. O Barra Shopping e New York City Center vão abrir as lojas de 13h às 21h, alimentação de 12h às 22h. No ParkShopping Campo Grande as lojas vão funcionar de 12h às 21h e a parte de alimentação e drogarias de 12h às 22h.

Saara

A organização do Polo Saara, no Centro do Rio, informou que o comércio não irá funcionar na quinta-feira (3).

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão abrir nesta quinta-feira. O expediente bancário voltará ao normal na sexta-feira (4).

Supermercados e hortifrutis

A Associação de Supermercados do Rio informa que praticamente todas as lojas das grandes redes devem abrir neste feriado. Todas as unidades do Extra Hiper Todas funcionarão em horário normal no dia 3 de junho. As lojas de Alcântara, Boulevard, Niterói, Teresópolis, Friburgo e Cabo Frio abrirão das 7h às 22h. Já Nova Iguaçu, Extra Barra, Maracanã, São Gonçalo Centro e Galeão, das 7h às 23h. São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Itaipu, Alto da Serra e Itaipava, das 8h às 22h. As unidades do Grande Rio e Carioca, das 8h às 23h. As lojas do Mercado Extra também abrirão normalmente no feriado, das 7h às 22h. A exceção é a unidade de Nova Iguaçu, que funcionará das 7h às 18h.

As lojas do Pão de Açúcar funcionarão normalmente, das 7h às 22h. As unidades Leblon e Ingá, até 23h. Já as lojas do Flamengo e Copacabana, até 21h.

A rede Assaí Atacadista abrirá normalmente, das 7h às 22h. A loja Ceasa funcionará das 8h às 20h. 

Unidades do Prezunic Cidade de Deus, Caxias Centro, Taquara, Nilópolis, Vilar dos Teles e Santa Cruz ficam abertas até as 18h. Todas as outras lojas da rede abrem até as 21h. O Mundial vai funcionar em horário normal, das 7h30 às 21h.

Já as lojas Hortifrutti vão abrir normalmente neste feriado, das 7h às 20h. O funcionamento também segue os horários normais de funcionamento das lojas na sexta-feira e no sábado.

Vacinação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o calendário de vacinação contra a Covid-19 não será afetado. Nesta quinta-feira, serão imunizadas mulheres de 58 anos, na sexta será a vez dos homens de 58 anos. No sábado é a repescagem para as pessoas de 58 anos ou mais. A lista com os pontos de vacinação e os horários de funcionamento estão o link da SMS.

Transportes

VLT

Linhas 1, 2 e 3 vão funcionar normalmente desta quinta-feira até domingo (6), com operação das 6h à meia-noite. Os intervalos vão variar de 10 a 20 minutos no período.

Barcas

A grade será a mesma de domingos e feriados, na quinta (3) e na sexta (4), na linha Arariboia (Rio-Niterói). Ou seja, com travessias acontecendo de hora em hora. A linha Paquetá segue a grade de feriado na quinta, mas na sexta vai operar nos horários de dias úteis. Não haverá operação, nesta quinta, na linha Cocotá. E na sexta, ela volta a operar com a grade de horário de dias úteis. As linhas da Divisão Sul – que ligam Angra dos Reis e Mangaratiba à Ilha Grande – vão operar com horários de feriado na quinta e horários normais de dia de semana, na sexta.

Metrô

Nesta quinta-feira (03/06) as linhas 1, 2 e 4 vão funcionar das 7h às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30. Na sexta-feira, o funcionamento será o mesmo de dia útil, das 5h à meia-noite, com transferência nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central); e Metrô na Superfície, das 5h às 23h30. Já nos sábado (5) e no domingo (6), a operação segue os horários regulares de fim de semana.

BRT

O funcionamento das linhas do BRT nesta quinta-feira vai seguir os horários de circulação de domingo. No corredor Transoeste vão circular as linhas 10 (Santa Cruz – Alvorada, expresso), 11N (Santa Cruz – Alvorada, parador), 12 (Pingo D’Água – Alvorada, expresso), 22 (Jardim Oceânico – Alvorada, parador), 25A (Mato Alto – Alvorada, parador) e LECD 33 (Campo Grande – Santa Cruz). No corredor Transcarioca vão operar as linhas 35 (Madureira – Alvorada, parador) e 38 (Fundão – Alvorada, parador). No corredor Transolímpica também estarão em operação duas linhas: a 51 (Vila Militar – Recreio, parador) e a 51A (Vila Militar – Alvorada, parador).

Trens

Irão circular de acordo com a grade horária de domingos e feriados programada para cada ramal, com partidas das 4h36 às 22h02, que pode ser consultada no site da Supervia. Na sexta-feira, os trens seguem os horários da grade de dias úteis.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *