Órgãos públicos vão levar serviços essenciais à comunidade de Manguinhos

Data:

Por Redação, em 02/06/2021 às 10h45

A Prefeitura do Rio definiu que levará o programa Favela com Dignidade para a comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, depois de vistoriá-la. Coordenados pela Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), vários órgãos públicos e secretarias municipais foram até o local e estabeleceram ações a ser realizadas.

O Programa Favela com Dignidade conta com os projetos Turistando com a Comunidade e Recicla Comunidade, que serão implantados. Além disso, moradores e lideranças comunitárias reivindicam a recuperação dos principais serviços feitos pelas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes e completamente abandonados nos últimos quatro anos.

Entre eles estão a limpeza das margens e desassoreamento do rio Faria Timbó, a continuidade da horta comunitária, a maior da América Latina, e a conservação das quadras esportivas conhecidas como Campo Socity e Coréia. A meta é gradativamente atender cada solicitação.

O Turistando com a comunidade vai proporcionar ao morador de favela conhecer a cidade onde mora. Já o Recicla Comunidade tem como objetivo transformar lixo em dinheiro, reforçando a renda da população por meio da inclusão social e da cadeia produtiva da reciclagem.

A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, agradeceu o envolvimento de todas as instituições para iniciar o Favela com Dignidade. Ao lado de técnicos das secretarias e lideranças de Manguinhos, Marli ressaltou a união dos órgãos públicos para que a população mais vulnerável da cidade seja atendida:

– O Favela com Dignidade veio para dar voz e vez às favelas de forma participativa e fazer chegar, unida com os demais órgãos públicos, os principais serviços da Prefeitura à população menos favorecida. Não podemos deixar a favela invisível aos olhos do poder público – disse Marli.

Participaram da vistoria as seguintes secretarias e órgãos públicos: Governo e Integridade, Meio Ambiente, Ordem Pública, Saúde, Educação, Conservação, Esportes, Trabalho e Renda, Assistência Social, Pessoa com Deficiência, Turismo, Política e Promoção das Mulheres, Juventude, Defesa Civil, Habitação, Transportes, Comlurb, RioSaúde, CET-Rio, Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, Fundação Planetário e subprefeitura da Zona Norte.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Após seis anos, acusados de mandar matar Marielle Franco são presos pela PF

Os suspeitos são os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e deputado federal do Rio de Janeiro, respectivamente, e Rivaldo Barbosa, que é delegado e ex-chefe de Polícia Civil do Rio