Além dos impactos para saúde mental gerados pelo fato de acordarem ao som de tiros, muitos moradores não conseguiram sair ou voltar para suas casas, violando o seu direito de ir e vir.
Pela Redação em 09/12/20 às 21h27
Hoje (9/12), logo no início da manhã, por volta de 06h, moradores relataram intensa troca de tiros na região conhecida como Divisa, entre a Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Parque Maré. Segundo os moradores, os confrontos ocorreram entre a Rua Tancredo Neves até a Rua 29 de Julho. O barulho dos tiros entre grupos armados foi tão alto, que moradores de favelas mais distantes, como Parque União e Vila do Pinheiro, relataram ter ouvido. O confronto entre os grupos armados se estendeu até às 09h30 da manhã.
Também houve relatos de barulhos de explosões que poderiam ter sido de granadas durante o confronto, estremecendo casas na região. As residências também foram atingidas por tiros causando prejuízos aos moradores da região, que tiveram janelas e portas perfuradas e danos em eletrodomésticos como ar condicionado e TV.
Além dos impactos para saúde mental gerados pelo fato de acordarem ao som de tiros, muitos moradores não conseguiram sair ou voltar para suas casas, violando o seu direito de ir e vir. Um grupo de moradores ficou preso na Paróquia Jesus de Nazaré, na Rua Ivanildo Alves, na região do confronto. Os impactos do direito à saúde são imensuráveis: duas unidades de saúde funcionaram parcialmente, em um período de pico da pandemia do Coronavirus na Maré. Além disso, houve relato de moradores que passaram mal e não conseguiram sair de casa para atendimento médico.
Não se sabe ao certo a motivação do confronto ocorrido hoje.