Confronto entre grupos armados assusta moradores da Maré

Foto © Douglas Lopes

Confronto entre grupos armados assusta moradores da Maré

Além dos impactos para saúde mental gerados pelo fato de acordarem ao som de tiros, muitos moradores não conseguiram sair ou voltar para suas casas, violando o seu direito de ir e vir.

Pela Redação em 09/12/20 às 21h27

Hoje (9/12), logo no início da manhã, por volta de 06h, moradores relataram intensa troca de tiros na região conhecida como Divisa, entre a Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Parque Maré. Segundo os moradores, os confrontos ocorreram entre a Rua Tancredo Neves até a Rua 29 de Julho. O barulho dos tiros entre grupos armados foi tão alto, que moradores de favelas mais distantes, como Parque União e Vila do Pinheiro, relataram ter ouvido. O confronto entre os grupos armados se estendeu até às 09h30 da manhã.

Também houve relatos de barulhos de explosões que poderiam ter sido de granadas durante o confronto, estremecendo casas na região. As residências também foram atingidas por tiros causando prejuízos aos moradores da região, que tiveram janelas e portas perfuradas e danos em eletrodomésticos como ar condicionado e TV.

Além dos impactos para saúde mental gerados pelo fato de acordarem ao som de tiros, muitos moradores não conseguiram sair ou voltar para suas casas, violando o seu direito de ir e vir. Um grupo de moradores ficou preso na Paróquia Jesus de Nazaré, na Rua Ivanildo Alves, na região do confronto. Os impactos do direito à saúde são imensuráveis: duas unidades de saúde funcionaram parcialmente, em um período de pico da pandemia do Coronavirus na Maré. Além disso, houve relato de moradores que passaram mal e não conseguiram sair de casa para atendimento médico.

Não se sabe ao certo a motivação do confronto ocorrido hoje.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Daniele Moura

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.