Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começa nesta quarta (3)

Data:

Maré de Notícias terá participação em programação sobre os 20 anos do assassinato do jornalista Tim Lopes

A 17ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), tem início nesta quarta-feira, dia 03. O congresso acontecerá até o dia 7 de agosto, de forma mista, sendo que nos dias 3 e 4 será realizada a parte on-line e gratuita do evento.

A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Com mais de 80 atividades e quase 200 palestrantes, para a edição deste ano, a Abraji montou uma grade com 15 grandes assuntos desdobrados em vários subtemas. Um dos convidados é o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que será entrevistado na versão presencial, a entrevista está marcada para a sexta-feira (5), no período da manhã, e será conduzida por quatro jornalistas especializadas em política, desinformação, eleição e ameaças à democracia.

Maré de Notícias representando legado de jornalismo periférico

Há duas décadas, o assassinato brutal do repórter Tim Lopes por integrantes de grupos armados no Rio de Janeiro comoveu o país. Se a violência contra jornalistas aumentou, por outro lado, dezenas de iniciativas foram criadas por jovens repórteres e comunicadores dos territórios periféricos em todo o país. Na mesa “20 anos da morte de Tim Lopes: o que mudou na cobertura das periferias?”, que ocorrerá presencialmente no sábado, dia 06 de agosto, às 11h30, o Maré de Notícias será representado pela jornalista Jéssica Pires como modelo desse jornalismo que busca seu lugar de fala para corrigir injustiças e desigualdades. Participam também da mesa  Marcelo Moreira, diretor de Jornalismo da Globo em Belo Horizonte e conselheiro da Abraji, René Silva, jornalista da Voz das Comunidades e Marcelo Beraba, cofundador da Abraji, como mediador.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca