Coordenadoria da Igualdade Racial lança mentoria para produtores culturais negros

Data:

Por Redação, em 27/05/2021 às 09h03

A Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (CEPIR), vinculada à Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI), acaba de lançar o LabCepir, uma iniciativa para orientar produtores negros e negras sobre a participação em editais culturais do município. A ação foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira atividade é focada no edital Cultura do Carnaval Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e que destinará R$ 3 milhões a 125 grupos ligados ao carnaval de rua do Rio. As inscrições vão até 1º de julho.

Os interessados em receber a orientação da CEPIR podem entrar em contato pelas redes sociais do órgão (@cepir.rio) ou pelo e-mail [email protected], informando nome, endereço e uma breve descrição da ideia que pretendem executar. A mentoria será ministrada conforme a demanda, após a triagem dos projetos inscritos.

Para cada realizador serão ofertados até dois encontros virtuais, nos quais a equipe do LabCepir dará orientações quanto à escrita dos projetos e aos parâmetros, etapas e cronogramas dos programas de fomento da Prefeitura.

– Com uma iniciativa simples estamos combatendo problemas graves no acesso às políticas culturais, que é sempre mais difícil para pessoas negras e moradores de áreas distantes do Centro e da Zona Sul – afirma Jorge Freire, coordenador executivo da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial.  – Por meio desse suporte mais cuidadoso, conseguimos desmistificar o processo de escrita de um projeto e, consequentemente, diversificar o universo de inscritos.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico

Mulheres negras são maioria da Maré e criam estratégias de combate às violências

Dia de celebrar a Mulher Negra e refletir sobre essas mulheres que formam a maioria da população de favelas e são as mais impactadas pelas violências, mas criam estratégias coletivas de enfrentamento aos abusos sofridos e são rede de apoio umas das outras.