Curta-metragem fala sobre o Maré de Notícias

Data:

Filme foi lançado no evento Mídia das Ruas realizado pela Uerj

Por Hélio Euclides – Em 28/09/2018

 

O Laboratório de Comunicação Dialógica realizou, na Uerj, o evento Mídia das Ruas. Na tarde de 25 de setembro, foram exibidos três filmes. O primeiro a ser exibido foi um curta-metragem, do diretor Marcelo Ernandez, sobre o jornalismo comunitário, que fala sobre o Maré de Notícias. Ernadez, disse, na ocasião, que pretende exibir sua obra na Maré. Os outros filmes exibidos mostram a jornada de manifestações de 2013 na visão da mídia ativista.

Após a sessão, ocorreu um debate com o pesquisador de comunicação comunitária Nico Carpentier. Ele gostou de conhecer, por meio do filme, o dia a dia do Jornal Maré de Notícias. “O Maré de Notícias pensa com a favela, tem um engajamento com ela, e cobra transformações, pois está enraizado no cotidiano do morador. O morador tem um veículo que não distorce as notícias, como os da grande mídia. A mídia alternativa tem uma cobertura diferenciada da grande mídia, mas nem por isso corta relações, e sim constrói portas de diálogos”, disse Nico.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.