Dicionário de Favelas Marielle Franco será lançado quarta-feira, 10, na Fiocruz

Data:

Por: Ascom/ICICT/Fiocruz

Como parte das comemorações dos 33 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), haverá o lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco, na quarta-feira, 10 de abril.

Um dos objetivos do Dicionário é ser um espaço facilitador para o resgate da memória da cidade e identidades coletivas de agrupamentos territoriais e comunidades. Ele também é um espaço virtual para congregar o conhecimento sobre as favelas de forma interdisciplinar e interinstitucional, que busca mobilizar atores com diferentes inserções sociais em uma rede que busque a produção coletiva de conhecimentos neste campo. A sua plataforma é baseada em Wiki, daí o nome WikiFavelas.

Segundo Sônia Fleury, coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco, “ele é um resgate de memória das favelas e também da cidade do Rio de Janeiro”. O Dicionário já começa com 258 verbetes e já há 67 colaboradores, entre pesquisadores acadêmicos e intelectuais da favela, além da contribuição da população em geral.

Os verbetes são os mais variados Por exemplo, é possível saber um pouco da história dos bailes funks, no verbete ‘baile funk’, ou saber o significado das AEIS – ‘Área Especial de Interesse Social’, ou ‘Carnaval de rua na Maré’, ou ‘Guerra ao crime organizado? Favelas e intervenção militar’, ‘Projeto Vamos Desenrolar: Produção de Conhecimento e Memórias’, só para citar alguns exemplos.

A iniciativa pioneira do Dicionário teve o apoio e a participação de Marielle Franco, que não só foi uma entusiasta da obra, como – a convite de Sônia Fleury – escreveu uma ementa e uma proposta de verbete sobre a sua monografia “UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro”, que consta no Dicionário. Segundo a coordenadora do Dicionário, “ela estava realmente muito envolvida e entusiasmada. Com o seu assassinato, decidimos colocar o seu nome no Dicionário”, que passou de Dicionário Carioca de Favelas para Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Durante o evento de lançamento haverá apresentações culturais, mesa de abertura, a apresentação do WikiFavelas – o Dicionário de Favelas Marielle Franco, uma roda de conversa e o encerramento, com mais apresentações culturais.

O lançamento será realizado a partir das 13h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca, mas é necessária a inscrição no link http://eventos.icict.fiocruz.br

Dicionário de Favelas Marielle Franco – http://wikifavelas.com.brLeia mais em: http://bit.ly/2uPg6SQ

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca