Donos da internet! Conheça sete criadores de conteúdo da Maré

Rafaela Lima é professora e criadora do Canal Mais Ciências. Foto: Arquivo pessoal.

Donos da internet! Conheça sete criadores de conteúdo da Maré

Eles ditam as tendências e fazem sucesso nas redes pelo conteúdo que divulgam

Por Thaís Cavalcante, em 28/01/2021, às 11h30

Editado por Edu Carvalho

Ser nascido na favela é uma potência de possibilidades – para ser, aprender e compartilhar o que quiser. A internet está aí para quem quiser ver e os criativos do Conjunto de Favelas da Maré no mundo virtual também – eles usam a exposição e o conhecimento a seu favor. Falar sobre personagens de desenho negros, lançar uma marca de maquiagem e chamar a própria família para fazer vídeo são coisas que provam como os mareenses podem ser donos da internet. Eles têm muito em comum: a maioria é negra, com formação acadêmica, artística e continua sendo morador do território – apesar da fama em todo o país. Os criadores mareenses também seguem as tendências. Eles ocupam as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, são elas: Facebook, YouTube, Instagram e TikTok, segundo dados do relatório Digital in 2019.

Ainda que a favela não seja o lugar mais fácil para se contratar serviços de telefonia ou ter uma boa cobertura de internet, o uso continua grande entre os jovens adultos, que além de produzir o conteúdo também influenciam. Um esforço diário que envolve o acompanhamento de tendências, planejamento, produção, criação, divulgação e tantas outras etapas. O comunicador Matheus Motta é um deles. No começo de 2020 viajou da favela Nova Holanda, onde mora, para fazer a faculdade de Estudos Japoneses em Tóquio. Lá, foi içado à cozinha, tendo de se virar para entender e criar na culinária japonesa.

“Desde que as pessoas souberam que eu ia viajar, me pediram para gravar vídeos sobre tudo. Eu fiquei pensando: se eu já falo da Maré na internet, eu posso falar sobre a minha rotina no japão com bom humor também”, conta. O desafio é conciliar os estudos com as produções. “Escolhi a  faculdade pela experiência, língua e as diferentes culturas. Ainda não tive a chance de fazer passeios turísticos por causa do isolamento social, mas com certeza será assunto para vídeo. Em geral dá certo: faço o que gosto e o que acho que as pessoas vão gostar”, garante.

A maquiadora Paloma Calado, do Morro do Timbau, traz dicas de beleza exclusivas para pessoas de pele negra, penteados, looks e sua experiência com o autoconhecimento. “Existem poucos produtos sobre pele negra e os canais do youtube que explodiram eram de mulheres brancas. Então, a partir dos pedidos dos meus amigos, eu decidi fazer o canal no youtube. Sei que existem muitas criadoras como eu, mas com pouca visibilidade. Estamos ainda muito refém do racismo estrutural a partir das plataformas – sociedade dá mais visibilidade para as pessoas brancas”, conta.

Durante a pandemia, ela estruturou seu curso de automaquiagem – que seria presencial, antes da covid-19. “Esse era um sonho meu. Hoje vejo como é essa profissão e o tamanho da responsabilidade, então tento equilibrar a produção de conteúdo para não me sobrecarregar”. Ela reforça, ainda, que existe o lado bom com as permutas e publicidades pagas, mas por trás de uma foto existe uma vida real também. 

Quem trilha o caminho da educação é a professora Rafaela Lima, nascida na Vila do João, que uniu a vontade de produzir conteúdo para os seus alunos além da escola e criou seu canal na internet, onde investe até hoje. “Sou professora no presencial e no online e essas são formas de levar mais longe o conhecimento, quem sou e o que eu faço. O próximo passo é lançar um infoproduto: um treinamento para professores”, conta. Sobre o sucesso na rede, ela garante que não tem segredo: “é um conjunto de peças como habilidades pessoais, pessoas que abrem portas, temperamento, oportunidades, coragem de fazer, perseguir objetivos… um pouco de tudo”.

7 criadores de conteúdo crias da Maré que você precisa acompanhar na internet:

1. Ciências e Educação com Rafaela Lima 

Siga @maiscienciasrafaela no telegram, instagram, youtube e facebook

Rafaela Lima é professora de Biologia e Ciências, cria da Vila do João e um dos 35 criadores negros escolhidos no Brasil para ser apoiado com o programa Fundo Vozes Negras do YouTube. Ensina de um jeito criativo no canal Mais Ciências no YouTube Edu, sobre ciências do ensino fundamental para quem quiser aprender.

Rafaela Lima

2. Humor e cotidiano com Raphael Vicente

Siga @raphaelviicente no tiktok, instagram, youtube e facebook

Raphael Vicente é dançarino, fotógrafo, comunicador da produtora A Maré Vê e cria da Nova Holanda. Publica seus conteúdos no TikTok e em outras redes, mostrando um cotidiano cômico e divertido. Sua família também participa de suas histórias curtas.

Raphael Vicente

3. Moda e beleza negra com Paloma Calado 

Siga @palomacallado no instagram , facebook e youtube

Paloma Calado é maquiadora, comunicadora, estudante de Ciência da Computação e cria do Morro do Timbau. Aposta no instagram e lançou um curso online de automaquiagem, para quem pretende cuidar da pele e aprender a se maquiar de uma forma personalizada.

Paloma Calado

4. Cultura do Japão com Matheus Motta 

Siga @mottammatheus no instagram 

Matheus Motta é comunicador, universitário em Estudos Japoneses e cria da Nova Holanda. Ativo nos stories, ele fala de suas descobertas em Tóquio de um jeito leve e com bom humor, interagindo com seus seguidores sempre que possível.

Matheus Motta

5. Humor e cotidiano com Ana Helena Pisponelly 

Siga @pisponelly no instagram, tiktok, youtube e facebook

Ana Helena Pisponelly é cristã e cria da Nova Holanda. Boa na produção de vídeos curtos, ela discute com sua mãe Marilene e traz situações cotidianas de uma forma cômica para as suas redes sociais. 

Ana Helena Pisponelly

6. Cultura pop e negritude com Renato Cafuzo

Siga @nigeek no instagram, youtube e facebook

Renato Cafuzo do Nigeek é artista gráfico, designer e cria do Morro do Timbau. Fala sobre tudo o que envolve a cultura pop pelo olhar de um jovem negro e favelado em suas redes: filmes, personagens, desenhos e séries.

Renato Cafuzo

7. Moda e beleza com Bianca Andrade

Siga @bianca no instagram, twitter, youtube e tiktok

Bianca Andrade é uma artista, empresária e cria do Parque União. Conhecida como Boca Rosa em todo o país, ela fala de estilo de vida, moda e marketing em suas redes. No último ano participou do BBB 20 e produziu um programa para o YouTube.

Bianca Andrade

Faltou alguém? Coloca o link aqui nos comentários e vamos aumentar essa rede!

mareonline

Artigos relacionados

1 Comment

  • Vocês estão arrasando!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *