‘É dia 1ª de abril, dia da mentira’, mas a vacinação na Maré é de verdade

Data:

Unidades de saúde da Maré estão conseguindo seguir o calendário de vacinação previsto pela Prefeitura mesmo com adversidades

Por Kelly San, em 01/04/2021 às 16h 

Editado por Edu Carvalho

No dia 01 de fevereiro de 2021 foi iniciada a campanha de vacinação contra covid-19 na Maré. Dona Alzira, de 103 anos, moradora da Nova Holanda foi a primeira pessoa do território a receber a dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo

Como noticiado aqui no Maré de Notícias, participaram da vacinação os agentes comunitários de saúde Lucineia Matos e Augusto Ribeiro, e a enfermeira Mariana Correia, ambos da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva. Nossa equipe segue acompanhando o processo de vacinação nas 16 comunidades do bairro e mesmo com um processo mais lento em relação a alguns outros pontos da cidade, a campanha de vacinação na Maré tem alcançado sua meta na imunização de idosos contra o coronavírus.

Noticiado pelo Maré de Notícias online, no último sábado, 27/03, moradores das comunidades da Vila do João, Vila do Pinheiro e Conjunto Esperança foram surpreendidos por uma operação policial por parte do  Batalhão de Operações Especiais – BOPE. 

Neste mesmo horário acontecia vacinação para covid-19 na Clínica da Família Dr. Adib Jatene e no Centro Municipal de Saúde da Vila do João. As duas unidades tiveram que suspender suas atividades e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, funcionários e pacientes permaneceram dentro das unidades, sendo liberados quando a situação tinha sido restabelecida. 

Em contato com Centro Municipal de Saúde (CMS) da Vila do João, tivemos a informação que a unidade conseguiu reverter à situação e manter em dia o calendário de vacinação previsto pela prefeitura. Hoje é a vez das pessoas a partir de 68 anos se vacinarem, como mostra o calendário da abaixo. 

calendário de vacinação covi-19 da prefeitura.jpg

Engracia Maria de Souza, de 69 anos, foi vacinada ontem, 31/03. “Eu não senti nada, fui com a minha filha e ela quem viu tudo. Eu estava preocupada em tirar a foto para mandar pro meu outro filho’’, conta.

Como mostra o 30ª Boletim Conexão Saúde – de Olho no Corona, a evolução de novos casos notificados nos últimos de 14 dias na Maré e em Manguinhos é de mais 144%. Para saber mais, acesse clicando aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Festas juninas colorem as ruas da Maré e marcam a vida dos moradores

Festas juninas celebram a cultura do nordeste e a fé popular no território composto por 25% de nordestinos e quase 48% de autodeclarados católicos.

Entenda o Projeto de Lei que equipara aborto em casos de estupro a homicídio 

O Projeto de Lei 1904/2024, chamado de “PL da Gravidez Infantil” ou “PL do Aborto”, equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, criminalizando mulheres e profissionais de saúde envolvidos no procedimento.