Eduardo Paes assina termo de compromisso para adquirir CoronaVac no Rio de Janeiro

Data:

Prefeito eleito publicou foto ao lado de governador de São Paulo João Doria

Por Edu Carvalho, em 21/12/2020 às 13h30
Editado por Andressa Cabral Botelho

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou no último domingo, dia 20, a assinatura de um termo de cooperação com o governador de São Paulo, João Doria, e o Instituto Butantan pela produção da CoronaVac, vacina imunizante contra a covid-19. Em sua conta no twitter, Paes explicou à população quais serão os próximos passos e o que pretende fazer em relação à imunização na cidade do Rio.

“Entendemos que o ideal é que tenhamos um plano nacional de imunização – aquilo que pretendemos seguir -, mas estamos preparando nossa rede de saúde para que ela possa atender os cariocas com a maior brevidade possível e sem riscos”, escreveu Paes em sua conta oficial no Twitter, e prosseguiu: “Da mesma forma, já estamos em contato com diferentes laboratórios com o objetivo de superar esse difícil momento de nossas vidas”.  O próximo prefeito da capital fluminense ainda escreveu que, em 28 de dezembro, apresentará o plano de enfrentamento ao novo coronavírus de forma detalhada. 

Após o encontro do final de semana, nesta segunda-feira (21) Paes encontrou-se com Daniel Soranz, futuro secretário de saúde da cidade, e Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, onde fortaleceram a parceria já existente entre a instituição e a prefeitura e firmaram compromisso com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. 

Doria publicou um vídeo ao lado de Paes também em sua conta no Twitter. O governador paulista fez uma curta declaração, afirmando apenas: “Estamos juntos pela vida, pela vacina. A vacina do Butantan é a vacina do Brasil”. O governador de São Paulo informou que o Instituto Butantan já havia recebido solicitações de compra da CoronaVac de 276 cidades e 11 Estados. Também há negociações em curso para fornecer a vacina a outros países da América Latina, como Peru, Uruguai, Honduras e Paraguai.

Para ser oferecida à população, no entanto, a CoronaVac, que está na 3ª e última fase de testes, ainda precisa de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os pedidos de uso emergencial e registro definitivo, bem como a conclusão do estudo dos testes, serão feitos ainda esta semana, no dia 23 de dezembro.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio

Para verificar a situação do seu documento de votação, basta entrar no site do TSE e consultar. 

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.