Mutação do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro

Nova cepa derivou de uma linhagem já circulante no Brasil; o estudo não analisou sua capacidade de transmissão ou agressividade

Por Edu Carvalho, em 23/12/2020, às 15h

Editado por Andressa Cabral Botelho

Cientistas brasileiros descobriram uma nova linhagem do vírus da covid-19, derivada do coronavírus, no Estado do Rio de Janeiro. As amostras foram sequenciadas pelo Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, sob coordenação de Ana Tereza Vasconcelos.

O estudo contemplou 180 genomas do Sars-CoV-2 presentes no Rio. Do total, 38 tinham mutações que indicam se tratar de uma nova linhagem, explica Vasconcelos, e 60% dos genomas são do município do Rio de Janeiro. As informações são do Jornal O Globo. 

Os pesquisadores ainda investigam se a nova linhagem é mais transmissível. Se a forma identificada no Rio realmente se propagar com mais facilidade, poderia explicar parte do aumento de casos registrado no Estado desde novembro. Assim como a linhagem recém-descoberta no Reino Unido, 94% das amostras pertencentes a esta variante do Rio têm uma mutação chamada E484K, no gene da chamada proteína S.

Vacina de Oxford começa a ser entregue em fevereiro ao Ministério, diz presidente da Fiocruz

A partir do dia 08 de fevereiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começará a entregar a vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde, afirmou a presidente do instituto, Nísia Trindade. O anúncio foi feito durante uma audiência sobre o combate ao novo coronavírus realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados ontem, dia 22. 

A vacina de Oxford é desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. No contrato firmado pelo governo federal, o Brasil receberá o chamado “ingrediente farmacêutico ativo” (IFA) para processamento e envase das doses na fábrica de vacinas Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

De acordo com Nísia Trindade, serão entregues 1 milhão de doses de 08 a 12 de fevereiro ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e mais 1 milhão na semana seguinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui