Em relatório internacional, Brasil é um dos países na ‘zona vermelha’ para liberdade de imprensa

Data:

Documento é publicado anualmente pela Repórteres Sem Fronteiras
Por Edu Carvalho, em 20/04/2021 às 11h20

Medindo a situação da liberdade de imprensa em 180 países, o relatório anual para a Liberdade de Imprensa, feito pela organização Repórteres Sem Fronteiras, mostra que o exercício do jornalismo, principal vacina contra o vírus da desinformação, está gravemente comprometido em 73 dos e restringido em outros 59, num total de 73% dos países avaliados. Um deles é o Brasil. 

Em 111º lugar, o país está na chamada ‘zona vermelha’, tendo como significado o estágio de “situação difícil”. Há também os que estão em fase preta, tido como ‘’graves’’. 

“O jornalismo é a melhor vacina contra a desinformação”, afirmou o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire. “Infelizmente, sua produção e circulação são frequentemente cerceadas por fatores políticos, econômicos, tecnológicos e, às vezes, até culturais. Diante da viralização da desinformação além-fronteiras, nas plataformas digitais e nas redes sociais, o jornalismo é a principal garantia de um debate público fundamentado numa diversidade de fatos verificados.”

Pela quinta vez, a Noruega aparece em primeiro lugar no Ranking, seguida de Finlândia, Suécia e Dinamarca. Para saber mais, acesse a publicação clicando aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Rio2C encerra encontro com representatividade mareense

Raphael Vicente, Dj Renan Valle, Geisa Lino foram alguns dos mareenses presentes no maior encontro de criatividade da América Latina