Saiba o que funciona no feriado de Tiradentes e São Jorge

Foto: Afonso Salgado

Saiba o que funciona no feriado de Tiradentes e São Jorge

Por Edu Carvalho, em 21/04/2021 ás 11h

Em meio a pandemia da Covid-19, dois feriados estão no calendário. O de hoje, 21, trata-se de um nacional – Tiradentes. O outro, na sexta-feira, 23, é restrito a capital do Rio de Janeiro, dia conhecido como Dia de São Jorge. Nas duas ocasiões, o funcionamento de estabelecimentos sofrerá alterações. Confira abaixo como fica:

Comércio

Lojas do Saara, no Centro, e o Mercadão de Madureira vão funcionar em horário normal, das 10h às 18h.

Mercados

Consulte a rede mais próxima de sua região, pois, variando, pode funcionar em diferentes horários. 

Turismo

O bondinho do pão de açúcar funcionará nos dias 21 (hoje) e 23 (sexta-feira) de 12h às 19h, diferente do Cristo Redentor, onde os horários variam de acordo com o acesso: pelas vans do trajeto Paineiras-Corcovado o acesso é das 12h às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h. O AquaRio abrirá das 12h às 19h, com entrada de circuito de visitação até às 18h. Nesta quarta, a RioStar permanecerá fechada. Já na sexta-feira, o funcionamento da roda gigante será das 12h às 19h.

Metrô/Supervia/BRT/VLT/Barcas

O Metrô Rio vai operar com horários de dias úteis nas três linhas durante os feriados de Tiradentes e de São Jorge. Tanto hoje quanto na sexta, a linha 2 funcionará entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho compartilhado de Central até Botafogo. As linhas 1 e 4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários de rotina, das 5h às 23h30.

Já a Supervia estará com a grade de dias úteis nos dois dias, mas excepcionalmente nestes dias, as viagens especiais da parte da tarde/noite com destino às estações Campo Grande e Nova Iguaçu não serão oferecidas, ou seja, todas as viagens iniciadas na Central do Brasil terão como destinos finais os terminais Santa Cruz e Japeri.

No BRT, os serviços seguem normalmente, incluindo os serviços eventuais de ônibus convencionais; no VLT a operação do sistema será normal nas linhas 1, 2 e 3 entre os feriados de Tiradentes e São Jorge, de 21 a 23 de abril.

O horário de funcionamento será mantido, das 6h à meia-noite, e os intervalos irão seguir o padrão de dias úteis – de 7 minutos nos horários de pico.

Barcas

O serviço de barcas no Estado do Rio irá operar com a grade de dias úteis nos dias 21 e 23 de abril.

Na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 30 minutos, das 5h30 às 9h30, e das 16h às 19h. Já nas linhas Paquetá, Cocotá e nas linhas da DivSul (Mangaratiba-Ilha Grande e Angra dos Reis-Ilha Grande), as viagens irão ocorrer conforme disponível no site da concessionária.

Saúde

As equipes deslocadas para a campanha de vacinação da Covid-19 e no atendimento de sintomáticos trabalharão normalmente. As Unidades de Urgência, Emergência e de Internação, como Unidade de Pronto Atendimento, Hospitais, e unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais e centros de emergência regional (CERs) – vão funcionar como de costume. 

Centros municipais de saúde e as clínicas da família funcionarão das 8h às 17h, além do atendimento a casos suspeitos da doença.

Vacina contra Covid no Rio: quem pode ser vacinado e o que deve fazer

Rio divulga calendário de vacinação que chega até quem tem 60 anos

Comércio

A Fecomércio RJ informou que, em função da antecipação dos feriados, as atividades essenciais que precisaram funcionar no fim de março terão os feriados nos dias 21 e 23 de abril. As atividades não essenciais que tiveram os feriados antecipados poderão funcionar normalmente nessa quarta e sexta-feira.

Bancos

Segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Dia de Tiradentes (21), por ser feriado nacional, não haverá expediente em nenhuma agência bancária, mesmo onde o dia da celebração foi antecipado.

Na sexta-feira (23), também não haverá expediente nas agências bancárias do Rio.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.