Enem 2024: solicitação de isenção de taxa termina nesta sexta-feira (26)

Data:

O resultado do pedido de isenção do Enem estará disponível no dia 13 de maio assim como o período de recursos, para aqueles que tiveram seu pedido negado

Maiara Carvalho*

No último dia 15 de abril foi iniciado o cronograma do Enem 2024. Nesta primeira fase, ficará aberto até o dia 26 de abril a possibilidade de solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência, para aqueles que não compareceram nos dois dias de prova do ano anterior, e pretende tentar este ano. 

Saiba quem tem direito ao pedido de isenção:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

De acordo com o Inep, o resultado do pedido de isenção da taxa estará disponível no dia 13 de maio. No mesmo dia ficará disponível o período de recursos, para aqueles que tiveram seu pedido negado, mas, se adequam ao público-alvo da isenção. Para realizar sua inscrição, é necessário entrar na Página do Participante e seguir o passo a passo indicado no site. Fique atento: O pedido da isenção da taxa não garante sua participação no Enem 2024, é necessário também realizar o processo de inscrição, previsto para iniciar no mês de maio.

(*) Maiara Carvalho é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de Extensão Conexão UFRJ com o Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mareenses lançam caderno com reivindicações ao Governo

Sede da Fiocruz reuniu lideranças comunitárias e políticas para...

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.