Prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio

Data:

Após data limite todos os serviços como: mudança de local de votação, regularização ou atualização, ficarão indisponíveis.

Maiara Carvalho*

Em outubro de 2024 acontecerá as eleições que vão escolher os vereadores e prefeito de cada cidade do país. A participação de todos é importante, mas para isso, é necessário estar em dia com o seu título de eleitor. O prazo para 1° via, mudança de local de votação, atualização e regularização do título de eleitor será até o dia 8 de maio, após essa data todos os serviços ficarão indisponíveis. Para verificar a situação do seu documento de votação, basta entrar no site do TSE e consultar. 

Voto facultativo

No Brasil, o voto somente é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, que sejam alfabetizadas. Mas, o voto facultativo é possível para adolescentes com 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com mais de 70 que desejarem participar das eleições.

Como receber atendimento? 

O atendimento pode ser feito online, pelo site Título Net, ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais (consultar endereço no site do TRE da sua cidade). Em caso de débitos de eleições passadas, é necessário que o eleitor quite suas pendências para depois entrar com pedido de regularização. 

Fique atento ao prazo! 

Para além das eleições, estar com o título de eleitor regularizado é fundamental para não te atrapalhar em eventos futuros, como emitir documentos; participar de concursos; declarar imposto de renda; matricular-se em universidades e etc. Por isso, se o seu título está cancelado ou suspenso, não deixe de resolver sua situação o quanto antes. 

(*) Maiara Carvalho é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de Extensão Conexão UFRJ com o Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17